Bichos

Vídeo de rato 'tomando banho' divide internautas: farsa, fofura ou crueldade animal?

'Flagra' viralizou nas redes socais neste fim de semana 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Num vídeo que circula pelas redes sociais, um animal, supostamente um rato, é visto apoiado sobre as duas patas traseiras, como que se estivesse de pé, e, com o corpo coberto de sabão, parece "tomar banho". 

Rodando mundo afora, o vídeo está cercado de mistérios. Seria mesmo um rato ou um outro animal? Seria um vídeo falso com efeitos de computador ou um flagra real? Fofura ou crueldade?

Segundo o tabloide britânico "The Mirror", um DJ chamado José Correa, de Huaraz, no Peru, assegura a autoria do vídeo. O peruano ainda detalha: o bichinho teria aparecido na sua pia, tendo ficado por lá cerca de 30 segundo até "fugir".

No Brasil, Pirula e Emilio, dois biólogos que assinam o canal Bláblálogia, no YouTube, se arriscaram a desvendar o mistério. 

Eles dizem que se limpar é uma característica normal dos ratos —algo parecido com o que os gatos fazem com a língua. E que o animal, no caso do vídeo que viralizou, estaria tentando tirar o sabão, que não chega a fazer mal, mas incomoda. 

Já o site  Gizmodo afirma que, de acordo com Tuomas Aivelo, pesquisador da biologia do rato urbano na Universidade de Helsinque, na Finlândia, "um rato não se comportaria assim, a não ser que ele quisesse muito se livrar de algo" —e, portanto, ele estaria sofrendo. 

Aivelo  ainda afirma, que o comportamento mostrado no vídeo difere de quando ratos tomam o tal banho dos gatos.

Há, também, grupos que dizem se tratar de uma montagem, e aqueles que afirmam que o bicho não é nem um rato, e sim um tenrec, pequeno mamífero insetívoro que habita principalmente Madagascar. 

Pelas redes sociais, brasileiros estão, basicamente, divididos em dois grupos: quem achou divertido, e fez do vídeo um meme; e quem garante que animal está agonizando. 

"Não me surpreendi com o vídeo do rato tomando banho. Só confirmou minha teoria de que os animais têm uma vida secreta quando tão longe dos humanos"; "Eu amo que no Twitter aparece um rato tomando banho e em menos de 24 horas tem cientistas analisando o caso"; e "No Castelo Rá-Tim-Bum também tinha rato tomando banho e ninguém ficava 'nooooooossa'" são alguns dos comentários de quem levou o vídeo na brincadeira.   

Já um texto viral no Facebook pede, "por favor", para ninguém compartilhar o vídeo porque se trataria de algo cruel. "Ratos não tomam banho daquele jeito. Na verdade, eles geralmente ficam cegos quando cai sabão em seus olhos, podem ter infecções respiratórias com os produtos químicos que inalam e sem mencionar que ele está extremamente estressado e tentando desesperadamente se livrar de todo aquele sabão", diz trecho da mensagem. 

Vídeo de rato 'tomando banho' divide internautas: farsa, fofura ou crueldade animal?
Vídeo de rato 'tomando banho' divide internautas: farsa, fofura ou crueldade animal? - Reprodução
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias