Bichos

Flórida autoriza caça de ursos negros pela primeira vez em décadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Autoridades da Flórida, Estados Unidos, autorizaram nesta quarta-feira (24) a caça ao urso negro, proibida desde 1994, no momento em que o aumento da população deste animal uma vez ameaçado tem gerado incidentes com seres humanos.

A comissão de Conservação de Pesca e Vida Silvestre da Flórida (FWC, em inglês) aprovou em uma reunião novas regras sobre o urso negro ("Ursus americanus"), incluindo um período de caça de uma semana este ano ano, que ocorrerá de 24 a 30 de outubro.

"A conservação de ursos na Flórida foi bem sucedida. A população se recuperou na maior parte do Estado", informou o regulamento aprovado pelo FWC, que estimou que o animal se recuperou desde 1974, quando o urso foi declarado como espécie ameaçada —contabilizando entre 300 e 500 espécimes.

Crédito: Jim Urquhart - 20.jun.2011/Reuters Urso negro no parque de Yellowstone, nos EUA
Urso negro no parque de Yellowstone, nos EUA

Para 2002, as autoridades estimaram que a população havia aumentado para 3000, e em 2012 o mamífero foi retirado da lista de espécies ameaçadas.

"Apesar da oposição, a caça é a melhor maneira de controlar o tamanho da população", escreveu o FWC, que aprovou o regulamento em uma reunião acalorada em que dezenas de defensores dos animais criticaram a medida.

"Eu acho que isso é apenas uma farsa", disse Avery Cobbs, de 48 anos, morador de Orlando, que participou da reunião usando uma fantasia de urso, citado pelo jornal Tampa Bay Times.

Durante 2014 foram registrados três incidentes separados de ataques de ursos contra pessoas, que acabaram feridas.

As autoridades da Flórida esperam que sejam caçados cerca de 300 ursos durante a temporada.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias