Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Astrologia
Descrição de chapéu Personare astrologia

Oito planetas ficam retrógrados em 2025; veja como se preparar

Confira quais são, as datas e o que significa cada retrogradação para você

Em 2025, quase todos os planetas vão entrar em movimento retrógrado em algum momento - Personare
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

personare

Em 2025, quase todos os planetas entram em movimento retrógrado. Marte, Júpiter, Urano, Vênus, Mercúrio, Plutão, Saturno e Netuno terão períodos de retrogradação, com exceção apenas do Sol e da Lua, que nunca retrogradam.

No decorrer do ano, essas fases trazem impactos importantes no horóscopo, influenciando áreas como comunicação, relacionamentos, expansão e transformações.

Confira as datas, os impactos astrológicos e o que significa a retrogradação para se preparar para essas fases de reflexão e mudança.

PLANETAS RETRÓGRADOS EM 2025: DATAS E IMPACTOS

COMO A RETROGRADAÇÃO IMPACTA VOCÊ

Os planetas pessoais (Mercúrio, Vênus, Marte) costumam influenciar diretamente o dia a dia e a vida pessoal durante a retrogradação. O horóscopo personalizado ajuda a entender essas influências, indo além do signo solar para analisar o seu mapa astral.

Veja como acessar:

O QUE SIGNIFICA RETROGRADAÇÃO?

Planetas retrógrados não estão realmente "andando para trás". Esse movimento é apenas uma ilusão de ótica causada pela perspectiva da Terra, que, em certos momentos, parece se mover mais rápido do que os outros planetas.

É como ultrapassar um carro mais lento: dá a impressão de que ele está indo em marcha à ré, mas é apenas uma diferença de velocidade.

Na astrologia, a retrogradação representa um período de revisão e ajustes em áreas relacionadas ao planeta envolvido. Mercúrio retrógrado, por exemplo, está ligado à comunicação e pode trazer mal-entendidos, atrasos e a necessidade de repensar acordos ou estratégias.

Esses momentos não indicam retrocesso, mas, sim, oportunidades de reflexão e reorganização.

POR QUE ALGUNS ASTROS RETROGRADAM E OUTROS NÃO?

O Sol e a Lua nunca entram em retrogradação devido à forma como seus movimentos são percebidos na Terra.

  • Sol: como o centro do sistema solar, o Sol é fixo, e seu "movimento" no céu é, na verdade, resultado da Terra orbitando ao seu redor. Esse percurso aparente segue uma trajetória constante, sem a ilusão de retrocesso.

  • Lua: orbitando a Terra, a Lua mantém um movimento progressivo, mesmo com variações na velocidade de sua órbita. Por isso, ela também não apresenta retrogradação.

Já os planetas, que orbitam o Sol em velocidades e trajetórias diferentes, podem parecer retroceder no céu devido à perspectiva da Terra.

Essa ilusão, chamada de retrogradação, ocorre porque estamos observando esses movimentos de um ponto em constante movimento no espaço.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem