Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Astrologia
Descrição de chapéu Personare astrologia

O que significa o fim do 'ciclo cármico' e como ele afetará os signos do zodíaco

Vídeos sobre o assunto viralizaram recentemente nas redes sociais

Borboleta posa sobre flor amarela
Entenda o que é ciclo cármico - Boris Smokrovic/Unsplash
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

personare

Vídeos sobre o fim do ciclo cármico para os signos cardinais viralizaram nas redes sociais recentemente. Mas do que se trata? Nós fomos atrás da informação e perguntamos à astróloga Maísa Farina Colla.

De fato, a especialista confirmou que estamos vivendo o encerramento de um longo período de transformações e que, embora atinjam mais intensamente os signos cardinais (áries, câncer, libra e capricórnio), todos os signos devem sentir o encerramento desse ciclo.

A seguir, entenda melhor o que está acontecendo.

O QUE SIGNIFICA O FIM DO CICLO CÁRMICO?

A palavra "carma" vem do sânscrito e significa "ação" ou "causa e efeito". Popularmente, esse conceito é usado para descrever como nossas ações passadas (especialmente as negativas) influenciam nosso presente e futuro.

Na astrologia, um ciclo cármico não é necessariamente negativo. Ele nos mostra padrões inconscientes que repetimos, gerando situações e desafios que precisam ser enfrentados para que possamos aprender e evoluir.

Um desses ciclos cármicos é o de Plutão. Seus ciclos são longos, variando entre 12 e 30 anos em cada signo, e trazem à tona traumas e padrões do passado que precisam ser superados para podermos evoluir.

Estamos nos aproximando do fim do ciclo cármico de Plutão em capricórnio, que começou em 2008. Após quase 16 anos de mudanças intensas, principalmente nas áreas regidas por capricórnio, como as estruturas sociais, o trabalho, a estabilidade e a segurança, esse ciclo chega ao fim em novembro de 2024.

Durante esse período, vivemos crises financeiras, mudanças nas modalidades de trabalho impulsionadas pela pandemia e disputas territoriais em todo o mundo.

Essa última fase é um momento de reflexão: o que em sua vida parecia sólido, mas já não faz mais sentido e precisa ser deixado para trás? Relacionamentos, hábitos ou atitudes que precisam ser transformados podem vir à tona agora.

OS SIGNOS QUE MAIS SENTEM O FIM DO CICLO CÁRMICO DE PLUTÃO?

Capricórnio é o signo mais diretamente afetado pelo encerramento desse ciclo. Pessoas com Sol, Lua, ascendente ou um conjunto de planetas nesse signo sentirão esse momento com mais intensidade.

Além disso, os outros signos cardinais —áries, câncer e libra— também podem perceber mudanças significativas, especialmente relacionadas à sua identidade.

Enfrentar nossas sombras e lidar com traumas que emergem durante este período será essencial para que possamos seguir em frente com uma nova perspectiva.

O QUE VEM DEPOIS?

Com o fim desse ciclo de Plutão em capricórnio, estamos prontos para abraçar uma nova fase. Esse momento pode simbolizar o encerramento de um longo período de crises e desafios, mas também o início de uma reconstrução baseada em experiências mais sólidas e maduras.

O próximo ciclo de Plutão, que começa em aquário, durará 20 anos e trará transformações sociais profundas. Pessoas com aspectos importantes em aquário (como Sol, Lua ou ascendente) podem sentir os efeitos mais intensamente.

Além disso, os signos fixos —touro, leão, escorpião e aquário— podem ser desafiados a romper com comportamentos antigos e abraçar novas formas de pensar e agir.

OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO PARA TODOS OS SIGNOS

Independentemente do seu signo, todos estamos concluindo uma etapa com o fim desse ciclo cármico de Plutão em capricórnio. Para saber como isso afeta você, basta verificar onde capricórnio está em seu mapa astral, pois essa área da sua vida passou por transformações nos últimos 16 anos.

Com o encerramento desse ciclo, temos a chance de reconstruir nossas vidas sobre novas bases, muito mais firmes. Você está preparado para essa nova fase?

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem