Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Astrologia
Descrição de chapéu Personare astrologia

Você sabe por que acendemos velas? Especialistas explicam o significado da prática

Prática é milenar, rica em simbolismo e profundamente enraizada em diversas culturas

Por que acender velas? Especialistas explicam o significado da prática
Por que acender velas? Especialistas explicam o significado da prática - Nick Hawkins/Unsplash
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

personare

Acender velas é uma prática milenar, rica em simbolismo e profundamente enraizada em diversas culturas e tradições ao redor do mundo. Mas você já se questionou por que acender velas e qual o significado por trás da prática?

Este texto propõe uma imersão no universo simbólico das velas, explorando seu significado a partir de diferentes visões de especialistas, de perspectivas energética, terapêutica, feng shui e cromoterapia.

A ESSÊNCIA DAS VELAS E SEU PODER TRANSFORMADOR

Central para a prática de acender velas é a compreensão do elemento fogo, que simboliza luz, purificação, renovação e transformação. Esse elemento é capaz de transmutar energias, facilitando a manifestação de intenções e desejos.

A chama de uma vela, com sua luz e calor, representa a presença do divino, a motivação e a paixão, servindo como um farol que guia e purifica.

A terapeuta Regina Restelli destaca a importância de acender velas com respeito e consciência. "Vela é uma coisa muito séria. Eu acendo muito pouco, porque eu compreendi ao longo dos anos que este fogo, na verdade, simboliza o sagrado. E o fogo sagrado tem de ser reverenciado, não pode ser acendido de qualquer jeito", afirma Regina.

Aline Lang, especialista em limpeza energética e liberação emocional, reforça que utilizar elementos naturais como o fogo —assim como água, ar e terra— e também ervas e plantas, deve-se agir com respeito, reverência e amor.

"No momento em que acendemos uma vela, o fogo inicia sua função de transmutação, ativando a intenção e outros poderes relacionados a ela. Da mesma forma, os demais elementos devem ser tratados com o devido respeito e consciência de que nos beneficiam com suas propriedades", explica Aline.

Não à toa as velas fazem parte de tiragens de tarô, de altares, de rituais religiosos e tantos outros momentos de nossas vidas.

RITUAIS E PRÁTICAS COM VELAS

Existem várias práticas que podem ser enriquecidas com o ato de acender velas, cada uma visando objetivos específicos, como abertura para novas experiências, meditação, limpeza energética e decoração consciente segundo os princípios do feng shui.

Rituais de abertura e meditação: um ritual para se abrir ao novo (veja outros aqui) pode ser feito escrevendo cartas ao passado e, então, meditar com foco na chama são exemplos de como as velas podem ser utilizadas para promover o autoconhecimento, a gratidão e a concentração no presente.

Meditação com velas: Para quem tem dificuldade de começar a meditar, pode acender uma vela e observar a chama —a uma distância segura— por alguns minutos. Além de ser uma excelente forma de meditação, limpando os pensamentos e se concentrando no aqui e agora, esta prática pode ajudar você a se conectar com seus desejos mais profundos.

Limpeza energética: A chama da vela pode ser uma aliada na limpeza de energias negativas, atuando na purificação do ambiente. Especialistas recomendam o uso de velas acompanhadas de incensos e a presença de um copo de água para absorver as energias purificadas pelo fogo. Com o mesmo objetivo, além de vela, você pode usar incensos, como o palo santo.

Velas para prosperidade: Coloque velas em dois guás da sua casa (veja aqui como identificar todos os guás da sua casa), no guá do sucesso para promover reconhecimento e realização de metas, e no guá da sabedoria (espiritualidade), para conexão espiritual e a clareza mental.

ACENDER VELAS COMO PRÁTICA CONSCIENTE

Acender velas é muito mais do que um gesto simples; é um ato carregado de intenção e significado. Ao adotar essa prática com consciência e respeito, abrimos caminho para uma vida mais equilibrada e harmoniosa, conectando-nos com nosso interior e com o universo ao nosso redor.

As velas nos convidam a refletir, a purificar e a manifestar nossos desejos mais profundos, iluminando nosso caminho espiritual e energético.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem