Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Astrologia
Descrição de chapéu Personare astrologia

O que é a era de aquário? Conceito se refere a período em que Sol transita pela constelação

Trânsito ocorre na constelação durante o equinócio de primavera no hemisfério sul

Constelações estelares levaram o mesmo nome de signos do zodíaco por homenagens de povos antigos - Peter Lomas por Pixabay
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

personare

Vez ou outra esse assunto volta à tona: estaríamos nos aproximando de uma nova era, a era de aquário? Com a entrada de Plutão em aquário no mesmo dia em que o Sol também passou a transitar pelo signo, no dia 20 de janeiro de 2024, a questão ressurgiu.

De início, anote aí: não, a era de aquário não começou, nem começará em 2024 ou mesmo será logo. Não é a primeira vez que ocorre esse tipo de distorção de conceitos. Quando Urano entrou em aquário no fim do século passado, ocorreram os mesmos "anúncios" do início da era de aquário.

Mais recentemente, no dia 21 de dezembro de 2020, ocorreu a grande conjunção de Júpiter e Saturno no signo de aquário e, novamente, falou-se equivocadamente no início de uma nova era.

O QUE É A ERA DE AQUÁRIO?

A "era de aquário" é um conceito que se refere a um longo período em que o Sol estará transitando pela constelação de aquário durante o equinócio de primavera no hemisfério norte e durante o equinócio de primavera aqui no hemisfério sul.

Ou seja, cada "era" diz respeito a todos os anos em que, no dia 20 ou 21 de março (dia do equinócio), o Sol estará sobre determinada constelação. No entanto, aqui entra um ponto muito importante segundo o astrólogo Alexey Dodsworth: constelação é diferente de signo astrológico.

1. Os signos astrológicos são projeções virtuais da Terra no céu usadas para as análises na astrologia.

2. As constelações constituem desenhos arbitrários que ligam estrelas (como num jogo de "ligue os pontos"), formando figuras.

Ou seja, os signos não são constelações. Algumas constelações estelares levarem o mesmo nome de signos do zodíaco por homenagens que os antigos povos fizeram. Por isso, o signo de aquário, por exemplo, não é a mesma coisa de se referir à constelação de aquário.

QUANDO COMEÇA A ERA DE AQUÁRIO?

A determinação do início de cada era está ligada à precessão dos equinócios, um movimento gradual da Terra que faz com que a posição do equinócio de primavera mude ao longo de um período de aproximadamente 25,8 mil anos. Com isso, são em torno de 2.150 anos para cada constelação.

Atualmente, o equinócio de primavera ocorre enquanto o Sol está na constelação de peixes, ou seja, estamos vivendo a era de peixes. E seguirá dessa forma por muitos e muitos anos ainda.
Segundo Alexey, por volta do ano 2700, o Sol não estará mais alinhado à constelação de peixes, mas também ainda não estará alinhado à constelação de aquário.

"Está em transição de um ponto ao outro, mas por convenção já podemos definir isso como era de aquário", afirma o astrólogo do Personare.

No entanto, no dia 20 de março do ano 3000, o Sol já estará perfeitamente alinhado à constelação de aquário.

De todo modo, não há razão para se frustrar, já que você não viverá a era de aquário, pois é incorreto supor que aquário seja "melhor" que peixes, ou vice-versa.

"Sob uma perspectiva astrológica, uma "nova era" não é uma era "melhor", é uma era com virtudes distintas e problemas diferentes. Os nossos descendentes da era de Aquário viverão em um mundo muito melhor sob vários aspectos, mas também com novas complicações", conclui Alexey.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem