Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Astrologia
Descrição de chapéu Personare astrologia

Previsões indicam véspera de Natal turbulenta; leia o horóscopo de 17 a 23 de dezembro

Semana pode ser marcada por uma dose extra de imprevisibilidade, agitação e 'sincericídio'

Personare- Natal
Véspera de Natal pode ser turbulenta; leia - Rodion Kutsaiev/Unsplash
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vanessa Tuleski

Astróloga

personare

A semana de 17 a 23 de dezembro promete ser marcada por uma dose extra de imprevisibilidade e agitação, influenciada pelo último período de Mercúrio retrógrado de 2023 na astrologia. Este será um momento que exigirá grande flexibilidade, com chances ampliadas de impaciência.

Entretanto, além da retrogradação de Mercúrio, há diversos outros aspectos a serem considerados ao longo da semana. Vamos abordar todos esses elementos nesta análise.

Mas para ver uma análise mais detalhada sobre como esses trânsitos atuam, especificamente, na sua vida, acesse seu horóscopo personalizado gratuitamente. E, claro, prepare-se para o que vem por aí com nosso guia 2024!

MERCÚRIO RETRÓGRADO

A imprevisibilidade da semana será moldada por alguns aspectos. O primeiro deles é o Mercúrio retrógrado, que iniciou na semana passada e se estenderá até o dia 2 de janeiro.

Durante essas três semanas, é esperado um aumento das falhas e imprevistos. Trabalhos que retornam e precisam ser refeitos, falhas em equipamentos, problemas em sistemas e no trânsito são exemplos do que pode ocorrer.

Nesse período, a paciência será um recurso valioso, pois as confusões podem ser mais frequentes.

Além disso, o início da retrogradação pode ser mais ameno, já que Mercúrio está em capricórnio, porém, pode se tornar mais desafiador quando o planeta transitar para Sagitário, assunto que discutiremos mais adiante neste artigo.

SOL EM QUADRATURA COM NETUNO

Até quarta-feira (20), o Sol estará em quadratura com Netuno. Esse aspecto contribui para a desorganização do cotidiano, trazendo imprevistos como chuvas ou doenças.

Além disso, as pessoas podem se sentir mais confusas e vulneráveis tanto física quanto emocionalmente. É um período em que a clareza sobre certas questões pode ser reduzida. Há chances de decepções, mas também de insights importantes. Recomenda-se cuidar mais da imunidade e sensibilidade neste período.

VÊNUS EM OPOSIÇÃO COM URANO

Para complementar, temos Vênus em oposição a Urano, o que também traz imprevisibilidade nas relações pessoais.

Surgirão situações inesperadas, como a necessidade urgente de levar um filho ao médico ou alguém perdendo uma chave.

Além disso, este aspecto sugere gastos não planejados. Avarias em aparelhos eletrônicos, por exemplo, podem demandar conserto ou substituição.

Quem planeja comprar nesta semana deve preferir lojas com políticas de troca flexíveis, pois há tendência a erros ou confusões nas compras, tanto pela influência de Vênus/Urano quanto pelo Mercúrio retrógrado.
Com todos esses eventos astrológicos, precisaremos de muita flexibilidade. Além disso, a oposição entre Vênus e Urano pode gerar uma certa impaciência, especialmente em relação a relações que não estão funcionando ou que necessitam de mudanças.

Porém, enquanto Urano tende ao radicalismo, Netuno promove a empatia (veremos mais adiante). Lidaremos, portanto, com essas energias divergentes às vésperas do Natal.

Os trânsitos de Vênus nesta semana pedem atenção às finanças. Não é aconselhável fazer investimentos, pois há risco de perda repentina de dinheiro. Portanto, é crucial estar atento a golpes virtuais, sites de apostas, entre outros.

Aproveitar um momento desafiador para presentear com algo criativo, feito por você mesmo, que impacte menos no seu bolso, mas que demonstre seus sentimentos, pode ser uma ideia interessante nesta época.

Além disso, embora seja uma semana próxima ao Natal, podemos observar anúncios de separações e rupturas por conta da oposição entre Vênus e Urano.

MERCÚRIO EM SEXTIL COM SATURNO E EM TRÍGONO COM JÚPITER

Apesar do Mercúrio retrógrado, ele forma bons aspectos até sexta-feira (23). O primeiro deles é um sextil com Saturno, regente de capricórnio, o signo em que Mercúrio está. Este aspecto ajuda a manter o bom senso, algo importante em uma semana propensa a confusões.

O segundo aspecto é um trígono com Júpiter. Isso traz otimismo, incentivando a extrair o melhor de uma situação, mesmo diante de imprevistos ou avarias em equipamentos, eventos possíveis nesta semana.

Apesar do Mercúrio retrógrado, não é recomendado trocar deliberadamente o seu celular, por exemplo, pois isso pode acarretar problemas. No entanto, graças a esses aspectos, uma compra emergencial, como a substituição de um aparelho defeituoso, pode funcionar.

Portanto, teremos pensamentos mais maduros (Saturno) e otimistas (Júpiter). Isso ajuda a mitigar o radicalismo da oposição entre Vênus/Urano, facilitando a busca por soluções viáveis.

Globalmente, apesar do radicalismo presente na oposição entre Vênus/Urano, a presença de Mercúrio em sextil com Saturno e trígono com Júpiter evidencia a identificação do que é interessante ou não em determinada situação, promovendo uma atitude mais madura diante dos desafios.

Em relação ao conflito entre Israel e Palestina, temos observado momentos de pausa. Não se pode afirmar que isso ocorrerá nesta semana, mas há uma tendência à racionalidade e tomada de decisões mais equilibradas, apesar de algumas atitudes radicais.

VÊNUS EM TRÍGONO COM NETUNO

O espírito natalino chega no sábado, com Vênus em escorpião formando um trígono com Netuno. Este aspecto se estende até quinta-feira da próxima semana (28) e promove empatia nos relacionamentos.

Vênus e Netuno trazem um encantamento, típico dessa época do Natal, juntamente com uma dose de generosidade. Assim, enquanto Vênus/Urano trazem irritação, esse aspecto com Netuno muda a energia, tornando-a um pouco mais suave e compreensiva.

Em outras palavras, há uma energia de empatia que se alinha com o espírito natalino. Nem sempre o calendário celeste e o terrestre se alinham, mas neste caso, o aspecto harmoniza com o clima natalino, marcado por sonhos, integração e sensibilidade.

ALTERNÂNCIA ENTRE CAPRICÓRNIO E SAGITÁRIO

Nesta semana, presenciaremos uma alternância entre os signos de capricórnio e sagitário. Na sexta-feira (22), o Sol, que estava em sagitário, ingressa em capricórnio. Já no sábado (23), Mercúrio, devido à sua retrogradação, retorna a sagitário.

Dessa forma, entramos em um período mais sério com a entrada do Sol em capricórnio. Este signo reflete sobre a vida, o futuro, a carreira e os projetos de longo prazo, típicos da transição de ano.

Com Mercúrio em sagitário, a tendência é que as pessoas se sintam mais soltas, brincalhonas e expressivas. É um momento mais animado, extravagante e espontâneo, refletindo tanto qualidades quanto defeitos do sagitário.

Essas características também estarão presentes no Natal. Portanto, teremos um Natal divertido, porém com indiscrições. Todos conhecem aquele parente que faz perguntas inconvenientes, certo?

As pessoas tendem a expressar seus pensamentos livremente, uma característica conhecida como "sincericídio", típica de sagitário. Pelo menos, isso ocorrerá com uma mentalidade alegre e otimista, aliada à seriedade de capricórnio em relação à vida.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem