Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Astrologia
Descrição de chapéu Personare

Halloween: Entenda o poder da data e aproveite para fazer um ritual de desapego

Celebração foi iniciada pelos povos celtas com o nome de Sahmhain e pode abrir caminhos

Mulher com abóbora
Você já ouviu falar em Samhain? Sabe o que ele tem a ver com o Halloween? - Pexels
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

personare

O dia 31 de outubro é popularmente conhecido como Halloween, mas, há mais de 3 mil anos, a celebração foi iniciada pelos povos celtas com o nome de Sahmhain. Enquanto muitos associam a data a fantasias, doces e travessuras, há uma profundidade muito maior a ser explorada nessa data.

O Samhain traz uma oportunidade de honrar todos os nossos ancestrais e as lições recebidas deles, assim como agradecer pelos aprendizados e se despedir de tudo que não serve mais em sua vida. Por isso, é uma data incrível para trabalhar o desapego, com práticas simples que permitem abrir novos caminhos.

O QUE É O SAMHAIN, ORIGEM DO HALLOWEEN?

Segundo a mestra ascensa e líder espiritual Joanita Molina, Samhain, que significa "sem luz" em gaélico, é um dos oito festivais anuais da Roda do Ano celta e é considerado o "Ano Novo" dos bruxos.

Os celtas acreditavam que a noite desse dia era mágica, pois o véu que separa o mundo material do mundo espiritual encontrava-se mais fino e os mundos se fundiam conforme a luz do Sol abaixava e o crepúsculo chegava. Por esse motivo, acreditava-se que era uma boa época para contatos com outras realidades e dimensões.

Uma parte fundamental do Samhain é a prática de desapego. Esta é a época perfeita para refletir sobre o que não serve mais em nossas vidas e liberar os fardos que carregamos. Assim como as árvores soltam suas folhas no outono, nós também podemos nos desfazer de relacionamentos tóxicos, hábitos prejudiciais e pensamentos negativos que nos impedem de crescer.

Embora o ritual de Samhain seja tradicionalmente conduzido por sacerdotes e sacerdotisas iniciados, você pode aproveitar a noite de Halloween para criar seu próprio ritual pessoal em casa. Aqui estão algumas práticas sugeridas por Joanita Molina que você pode adotar:

Faxina na casa: Realize uma grande faxina na sua casa, removendo objetos quebrados ou inutilizados e organizando a desordem. Isso ajuda a criar um espaço mais limpo e energicamente equilibrado.

Banho Energético: Tome banhos energéticos de sal grosso e ervas como arruda, alecrim e artemísia para limpar e afastar a negatividade. Veja aqui um guia de banhos energéticos e receitas poderosas.

Limpeza energética: Faça uma meditação guiada não apenas para aquietar a mente (mesmo que isso por si só já seja excepcional), mas como forma de reequilíbrio físico, emocional, mental e espiritual. Confira aqui a meditação de limpeza energética.

Proteção com o Jack O’ Lantern: uma ferramenta de proteção tradicional deste dia é confeccionar um "Jack O’ Lantern", que é a abóbora iluminada por uma vela no seu interior, símbolo típico do Dia das Bruxas.

PREPARANDO O SEU JACK O' LANTERN

  1. Limpe uma abóbora, esculpa olhos e boca como desejar e coloque uma vela branca dentro.

  2. Leve seu Jack O’ Lantern para a porta de entrada da casa ao anoitecer e acenda a vela dentro da abóbora decorada.

  3. Seu Jack O’ Lantern vai ajudar a afastar as energias ruins e trazer proteção para o local.

CONHEÇA OS 8 RITUAIS CELTAS

Samhain é o rito mais importante da Roda da Vida celta, composta de oito rituais que celebram a se conectam com energias específicas. Conheça abaixo os demais:

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem