Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Astrologia
Descrição de chapéu
Personare astrologia

Saiba como diferenciar um bom astrólogo de um charlatão

Pedir recomendações a amigos e entender como o trabalho é feito são formas de confiar no atendimento

Personare- Astrologia
Recomendação e entender como o trabalho é feito são formas de confiar no atendimento de um astrólogo - Ouassima Issrae/Personare
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alexey Dodsworth
personare

É crucial esclarecer, antes de tudo, que para muitas pessoas, a astrologia é frequentemente associada ao charlatanismo. Para esses céticos, não existe distinção entre "astrólogos legítimos" e "charlatães"; todos são considerados enganadores. Entretanto, afirmo que essa generalização é enganosa por si só.

Explicando melhor: o charlatanismo implica em uma intenção deliberada de enganar, oferecendo algo que não pode ser cumprido ou alegando fatos que o emissor sabe serem falsos.

Alguém que pratica medicina ilegalmente, sem a devida formação, é indiscutivelmente um charlatão. O mesmo se aplica a um astrólogo que promete fazer você ganhar na loteria ou trazer seu amor de volta em três dias usando magia.

A análise do mapa astral é uma jornada pessoal de autoconhecimento.

COMO DISTINGUIR UM ASTRÓLOGO CONFIÁVEL?

Identificar uma pessoa desse tipo não é uma tarefa complicada. Busque referências sobre ela. No caso de um astrólogo, investigue quem ele é, como trabalha e se pessoas em quem você confia já tiveram consultas com ele.

Vale ressaltar que esta é uma dica valiosa no contexto dos serviços astrológicos: o melhor astrólogo muitas vezes é aquele recomendado por outros.

Lembre-se de que a astrologia não requer um estudo formal ou registro profissional. Qualquer pessoa pode se autodenominar "astrólogo". Ao contrário da medicina, que exige licença, ou da psicologia, que requer credenciamento (ambos necessitando de formação acadêmica).

ASTROLOGIA VS. CHARLATANISMO: OS LIMITES DA PRÁTICA ASTROLÓGICA

Há também um tipo de charlatanismo, moralmente menos prejudicial, que eu chamaria de não intencional. Isso ocorre quando alguém adquire informações falsas, acredita nelas e as propaga, levando outras pessoas ao erro.

Para os céticos da astrologia, essa descrição se aplica a todos os astrólogos, já que eles presumem que a Astrologia é intrinsecamente enganosa, mesmo quando praticada com boas intenções.

Devo ressaltar que não pretendo debater aqui a validade da astrologia. Minha abordagem se limita a afirmar que, se o astrólogo pratica o que é tradicionalmente conhecido como astrologia, ele não pode ser considerado um charlatão, seja intencional ou não.

É importante observar que a astrologia tradicional não promete milagres, como trazer amores perdidos em poucos dias ou garantir prêmios na loteria. Ela não cura doenças.

Portanto, é essencial estar atento a promessas exageradas. Astrólogos sérios geralmente delimitam claramente o que podem e o que não podem fazer.

CHARLATANISMO NÃO INTENCIONAL: O QUE SIGNIFICA

O que chamo de charlatanismo não intencional é quando alguém incorpora terminologia científica acadêmica à prática astrológica sem um conhecimento verdadeiro do assunto. Isso geralmente ocorre mais por ingenuidade do que má-fé.

Associar a astrologia à física quântica, por exemplo, é um exagero. Até agora, não encontrei nenhum trabalho sobre astrologia e física quântica que demonstrasse um entendimento adequado desta última.

Utilizar termos como "campos magnéticos" e "efeito quântico" na astrologia, na minha opinião, é mais uma tentativa de impressionar por meio de palavras complexas ou, na melhor das hipóteses, uma associação forçada entre dois campos de conhecimento distintos (física e astrologia).

É importante destacar que, se um dia a astrologia for comprovada cientificamente, isso não ocorrerá devido à retórica rebuscada ou uso de jargões impressionantes.

Em última análise, ao procurar um astrólogo, não hesite em questioná-lo e buscar referências. Procure alguém que você tenha ouvido falar bem, cujas publicações tenha apreciado e com quem possa conversar. Um astrólogo confiável costuma delimitar claramente os limites de sua prática, o que é fundamental para uma relação de confiança.

Por fim, se você deseja se aprofundar no conhecimento por conta própria, é importante buscar fontes confiáveis. Entenda mais aqui.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem