Internautas rejeitam Patrícia Poeta no Encontro, mas Globo nega novas mudanças
Apresentadora é 'acusada' de não deixar mais ninguém falar
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
"O público é conservador", disse Fátima Bernardes durante a entrevista que concedeu ao Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira (25). A apresentadora se referia ao medo que sentiu de deixar a bancada do Jornal Nacional, onde ficou por quase 14 anos, e ser rejeitada pela audiência em sua nova empreitada na Globo.
Essa empreitada veio a ser o Encontro com Fátima Bernardes, que estreou em junho de 2012. O programa de fato não foi um sucesso imediato, e recebeu muitas críticas. Mas, depois de vários ajustes, acabou se firmando como líder de seu horário.
Dez anos depois, Fátima sentiu que era novamente hora de mudar de ares, e deixou a atração que levava seu nome no título. Para seu lugar, a emissora escalou Patrícia Poeta –que também substituiu Fátima no JN e, ao longo dos anos, diversas vezes no Encontro, quando a titular se ausentava.
O Encontro com Patrícia Poeta entrou no ar no dia 4 de julho, em novo horário –9h30, uma hora mais cedo do que antes– e em nova locação –a produção se transferiu do Rio para São Paulo. E confirmou-se o temor de Fátima Bernardes: o público, conservador como sempre, rejeitou a nova apresentadora.
Pelo menos é o que dizem as redes sociais. Não há dia em que Patrícia não seja massacrada pelos internautas. A "acusação" mais frequente é a de não dar espaço para Manoel Soares, que divide com ela o comando do programa.
A Globo tem certa culpa por esse suposto climão. Durante semanas a fio, a emissora anunciou Patrícia e Manoel como os novos titulares do Encontro, que também teria o nome encurtado, sem ninguém atrelado a ele. Só no dia da estreia é que o público descobriu que a atração passava a se chamar Encontro com Patrícia Poeta e que Manoel Soares era apenas um coadjuvante.
Mas é verdade que Patrícia vem mesmo atropelando não só seu colega, como também alguns convidados e até mesmo pessoas da plateia. A apresentadora parece preocupada em ocupar todos os espaços e reafirmar que é a dona do pedaço, como um cachorro marcando território.
Ainda houve o episódio da mulher flagrada dormindo na plateia, durante o programa do dia 19. Desnecessário dizer que a blogosfera deitou e rolou. No programa desta quarta (27), a moça voltou ao programa e foi entrevistada por Patrícia. Disse que estava com sono por ter dormido mal na noite anterior, por causa do filho pequeno. O esforço para reverter a situação não deu muito certo: não faltou quem achasse constrangedor esse retorno.
Outros reclamam que Patrícia Poeta não tem carisma. Não sei se carisma é a palavra exata: na minha opinião, o público não sente grande empatia por ela. Algo que Fátima Bernardes conseguia sem muito esforço, porque jamais escondeu os dramas que enfrentava. Gravidez, divórcio, namoro, cirurgias: a antiga apresentadora do Encontro nunca escondeu sua vida pessoal. Já sobre Patrícia Poeta sabemos relativamente pouco, e isto pode estar prejudicando-a.
A direção da Globo acha que é normal esse estranhamento, e que o público leva sempre um tempo para se acostumar. Também garante que Patrícia Poeta seguirá à frente do Encontro, que tem espaço garantido na grade em 2023. Faz sentido: apesar das críticas, o programa se mantém na liderança do horário, com os mesmos sete pontos de média que dava na época de Fátima Bernardes.
Nesta quarta-feira (27), no entanto, uma notícia assanhou novamente os internautas. O Encontro com Patrícia Poeta deve sair do ar durante a Copa do Mundo, por causa da transmissão dos jogos. Há quem aposte que não volta mais.
Há uma nítida má vontade nisto, já que o programa não é o único que deixará a grade da Globo durante a Copa. "Na primeira fase, que vai de 21 de novembro a 2 de dezembro, as partidas acontecem em quatro horários (de Brasília): 7h, 10h, 13h e 16h", diz um comunicado oficial da Globo enviado à imprensa. "Isso altera a exibição de todos os programas das manhãs e das tardes, de domingo a sábado, sejam eles telejornais ou de entretenimento. Assim que a quantidade diária de jogos diminui, os programas retornam normalmente à grade."
Ou seja: a Copa afetaria não só o Encontro, como também o Mais Você, a Sessão da Tarde, a Sessão de Sábado e a faixa de reprises de novelas das 15 horas, atualmente ocupada por "O Cravo e a Rosa", entre outras atrações.
Mas, neste momento, sobrou para Patrícia Poeta. Faz parte.