'Quero inspirar adolescentes', diz brasileira que disputa o Miss Teen Mundial 2022
Estudante paulista Bianca Fernandes compete com outras 28 jovens em El Salvador
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A estudante de relações internacionais Bianca Fernandes, 19, vai viver neste domingo (31) um desafio e tanto. Isso porque ela vai concorrer na final de seu primeiro concurso de beleza, o Miss Teen Mundial 2022, uma competição só para adolescentes que acontece em El Salvador.
Um grupo de 29 garotas de todo o mundo está no país latino desde a semana passada, onde participam de uma série de etapas preliminares valendo pontos classificatórios –mesmo esquema dos concursos para misses adultas. Não há um perfil específico, e a principal diferença é que as candidatas têm idades que vão de 14 a 19 anos.
"Sempre tive o sonho de ser miss, desde criança! Queria participar de um concurso para ser porta-voz do que acredito, além de inspirar outras meninas a seguirem seus sonhos. Também sonho em viajar bastante", conta ela, em bate-papo com a coluna.
Antes de embarcar, Bianca, que é natural de Bauru (interior de São Paulo), focou em aprimorar seu desempenho em inglês, espanhol e alemão, além de estudar cultura brasileira, oratória e passarela. No entanto, ela acredita que seu maior desafio será o de tentar não se comparar às outras meninas.
"Nós mulheres, e principalmente as mais jovens, temos o hábito de nos compararmos. Mas, sempre tento me lembrar que estamos em diferentes etapas e fases da vida", diz a Miss Teen Brasil 2022. "Uma miss adolescente tem a mesma responsabilidade da adulta. A grande diferença está na oportunidade direta de atingir minha própria geração. Afinal, é mais fácil uma adolescente se inspirar em uma miss que está em sua mesma fase da vida. Quero inspirar adolescentes como eu".
Ainda segundo Bianca, apesar de ser seu primeiro concurso, ela tem o objetivo de tentar trazer de volta a faixa internacional para o nosso país. Para isso, ela tentou se planejar ao máximo, com ajuda do consultor de misses Paulo Filho.
A última vencedora brasileira do Miss Teen Mundial foi a cearense Maria Eduarda Moreira, em 2015, na edição inaugural do certame. No ano passado, quem defendeu o Brasil foi a paulistana Yasmin Teles, que ficou entre as três finalistas. Antes dela, também competiu a paranaense Maria Eduarda Valotto.
Independente do resultado final, Bianca acha que este é só o seu primeiro passo na indústria miss. "Pretendo seguir na categoria adulta e participar novamente dos concursos, além de continuar meus trabalhos como modelo", finaliza.