Globo e Disney selam parceria inédita na coprodução de filmes
Acordo ainda terá de ser submetido ao Cade, prevendo a realização de quatro longas pelos próximos quatro anos
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A Globo fechou com a Disney um acordo relevante para a coprodução de filmes brasileiros, marcando a primeira parceria da empresa brasileira com a gigante mundial da indústria audiovisual no terreno das realizações de obras.
A aliança prevê a produção de quatro longas-metragens, com lançamentos anuais nos cinemas e segunda janela de exibição simultânea no Globoplay e em um dos serviços de streaming da Disney disponíveis no Brasil (Disney+ ou Star+).
O acordo ainda será submetido à avaliação do Cade, órgão responsável por garantir a livre concorrência no mercado brasileiro.
Detalhes sobre os filmes, como produtoras, datas de produção, títulos e elenco, serão anunciados ao longo da vigência do contrato, que permitirá uma distribuição maior dos longas-metragens da Globo pelo planeta, com base no alcance da Disney.
"O conteúdo brasileiro é o elemento central da oferta do Globoplay", reforça Erick Brêtas, diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos da Globo, no comunicado do acordo antecipado à coluna.
"Esta nova parceria com a Disney potencializa o alcance desse conteúdo ao permitir, de um lado, que os filmes contemplados no acordo cheguem a outros territórios cobertos pelo Disney+ e o Star+; e, por outro, que a janela de exibição em salas de cinema seja reforçada pelos esforços de marketing e distribuição dos dois parceiros."
"Ganham o consumidor e os criadores", conclui Brêtas. Atingir outros territórios com êxito tem sido um dos argumentos da Netflix na hora de seduzir criadores e atores brasileiros a aderirem aos seus projetos, que chegam a mais de 120 países. Agora, a parceria da Disney com a Globo, maior produtora de audiovisual nacional, dificulta a estratégia da concorrência.
Por outro lado, a Disney, com todo o seu potencial de produção e distribuição, até hoje não desenvolveu com a indústria brasileira um entendimento à altura de suas condições de produção e criação, de modo que a parceria com a Globo certamente pode lhe abrir novos caminhos.
"Estamos muito entusiasmados com esta nova parceria com a Globo e em oferecer aos fãs uma nova e emocionante jornada de entretenimento",diz Renato D'Angelo, Gerente Geral da The Walt Disney Company Brasil.
"Conteúdo local é um dos pilares de nossa estratégia e esse acordo irá trazer ainda mais conteúdos relevantes para nossa audiência, mostrando ao mundo a qualidade das produções brasileiras," complementa.
O Brasil é um dos países com maior consumo de vídeos do mundo, o que explica o interesse de empresas como Disney, Netflix, HBO, Google e Paramount a investirem nesse mercado.