Estreia de 'Aruanas 2' na Globo volta a espelhar vida real
Série sobre ativismo ambiental tem trechos que parecem retirados do noticiário
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Antes que a Globo abra espaço para homenagear Rita Lee, na noite desta terça-feira (9), chega à TV aberta a 2ª temporada de mais uma série brasileira vista até aqui apenas por assinantes do GloboPlay. Se a 1ª safra de "Aruanas" exibiu um roteiro que parece retirado dos noticiários recentes sobre a invasão de garimpeiros em terras indígenas na Amazônia, a nova temporada desloca seu quarteto feminino de ativistas para a causa da poluição urbana, mal que aflige milhões de pessoas no mundo todo.
Assim como aconteceu na 1ª temporada, "Aruanas" é apresentada na TV aberta em um momento muito oportuno, avaliam Estela Renner e Marcos Nisti, que são criadores, autores e showrunners do título. Sócios-fundadores da produtora Maria Farinha Filmes, parceira da Globo na realização da série, os dois observam que esta etapa aborda uma CPI que investiga as ONGs "justamente quando essa aberração está sendo discutida no Senado".
"A série também trata da possibilidade de perfuração de petróleo na Amazônia justamente quando o Presidente da Petrobras declara que a empresa está flertando com a possibilidade de perfurar na Foz do Amazonas", cita a dupla, em nota enviada à coluna sobre a estreia. "Fora o tema da poluição do ar, que mata anualmente milhões de pessoas pelo mundo."
"Esperamos que a 2ª temporada de 'Aruanas' na TV aberta ajude no entendimento desses temas por grande parte da população brasileira. Assuntos como esse devem ser debatidos pelas famílias brasileiras e a TV aberta ainda é o grande veículo para isso no Brasil."
Nisti e Renner relatam que foi encomendada uma pesquisa sobre a percepção do público na 1ª temporada de "Aruanas" na Globo que apresentou o incrível número de 0,5% de rejeição, o que ocorreu, vale lembrar, em um país bem dividido.
"Esperamos que esse acolhimento se repita na 2ª temporada. E o principal: além das nossas 'Aruanas' estarem demais, temos outros personagens maravilhosos com um time dos sonhos do audiovisual brasileiro, como Camila Pitanga, Lázaro Ramos, Lima Duarte, Daniel Oliveira, Bella Piero, entre muitos outros nomes. É realmente um privilégio poder ter uma série reunindo todos esses talentos".
Lima Duarte, que faz uma participação impactante nesta nova safra, publicou até um depoimento em suas redes sociais, convidando o público a assistir "Aruanas 2". A série vai ao ar às 23h15, logo após "Encantado's", série de comédia também original GloboPlay, exibida logo após a novela das nove.