Novela do GloboPlay revisita Lampião e Maria Bonita, com aval de especialista em cangaço
Consultor de 'Guerreiros do Sol', Frederico Pernambuco leu os 45 capítulos do novo enredo de George Moura e Sérgio Goldenberg
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Tratado como autoridade máxima em cangaço no Brasil, o pesquisador Frederico Pernambucano de Mello já leu os 45 capítulos de "Guerreiros do Sol", nova novela do GloboPlay para 2023, e deu sua bênção ao enredo. Mello funciona como um consultor do trabalho, nova obra de George Moura e Sérgio Goldenberg, a dupla que assinou grandes sucessos na Globo, como "Onde Nascem os Fortes", "Amores Roubados", "O Canto da Sereia" e "Onde Está o Meu Coração", que chegará à TV aberta dentro de um mês.
A novela --que também poderia ser tratada como série-- é livremente inspirada na vida de casais de cangaceiros como Lampião e Maria Bonita, Corisco e Dadá e muitos outros. O texto acaba de ser entregue para logo entrar em produção. Embora o título seja o mesmo de um livro lançado por Mello, a produção não é uma adaptação da obra do pernambucano.
A direção ficará a cargo de Rogério Gomes, o Papinha, que assinou a direção artística de "Pantanal" e deixou a novela no meio, após se desentender com o chefe, Ricardo Waddington, diretor dos Estúdios Globo. Em sinal de que a paz voltou a se estabelecer entre os dois, Papinha já esteve presente no Domingão com Huck que celebrou os Melhores do Ano, e subiu ao palco com o autor Bruno Luperi e boa parte do elenco para festejar a premiação de "Pantanal" como novela do ano.
Agora, Papinha volta à Globo sob novo modelo de contrato, acertado apenas pela obra que o traz de volta, no caso, "Guerreiros do Sol". O título entra em fase de pré-produção ainda em janeiro e as gravações estão previstas para terem início em maio, em diferentes locações do sertão nordestino.
Criada e escrita por Moura e Goldenberg, "Guerreiros do Sol" tem como colaboradores: Cláudia Tajes, Mariana Mesquita, Dione Carlos, Ana Flávia Marques e Marcos Barbosa.
O serviço de streaming da Globo tem ainda uma outra sinopse pronta de Goldenberg e Moura, batizada como "Paraíso Perdido", que revisita em uma narrativa contemporânea personagens de quatro peças de Nelson Rodrigues: "A Mulher Sem Pecado", "Bonitinha mas Ordinária", "Os Sete Gatinhos" e "Toda Nudez Será Castigada", atualizando termos que ficaram para trás, mas preservando as mazelas humanas do universo rodriguiano.
"Paraíso Perdido" ainda não tem previsão de produção.