'Caminho das Índias': Nívea Maria lembra aprendizado cultural
'Foi um dos trabalhos em que eu mais mergulhei em um universo completamente diferente', diz
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Mãe da mocinha vivida por Juliana Paes em "Caminho das Índias", Nívea Maria celebra a volta da novela de Glória Perez pela grade do canal Viva. Expressões como "Are Baba" e "Baguan Keliê" coroam a trama que venceu o Emmy Internacional de Melhor Novela de 2009 e trazia no elenco os créditos de Rodrigo Lombardi, Marcio Garcia, Tony Ramos, Osmar Prado, Lima Duarte, Laura Cardoso e Eliane Giardini.
Essa é a primeira exibição do folhetim no Viva. Ao lembrar da produção, Nívea afirma: "'Caminho das Índias' foi, dentro da minha carreira, um dos trabalhos em que eu mais mergulhei fundo em um universo completamente diferente do nosso ocidental."
"Primeiro como uma mulher, matriarca, que tem um comportamento muito específico dentro da sociedade indiana. Ela respeita o marido e a última palavra é dela. Apesar dela parecer submissa, ela tem muita força dentro da família, é agregadora. Me lembro da dificuldade de fazer o figurino dos personagens ficar perfeito. As roupas apresentam detalhes com que os indianos descrevem suas vidas, ali está a religião, as relações humanas, o respeito um pelo outro, e a ostentação, às vezes, pelo excesso de jóias, cores e enfeites."
A atriz menciona ainda que a produção trouxe "uma relação fantástica com o elenco". "Tive o prazer de ter Juliana Paes como minha filha, e a gente ali criou um laço maternal muito lindo. Eu agradeço a Glória Perez pelo convite e parabenizo até hoje esse grande trabalho, que foi não só escrito como realização da direção e com o empenho dos artistas. 'Caminho das Índias' e inesquecível", comenta.