Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu internet

'Pantanal': Globo fatura alto com chegada da internet à fazenda de Zé Leôncio

Merchandising de telefonia coloca os peões da ficção finalmente na era digital

Jove (Jesuita Barbosa) e o pai, José Leôncio (Marcos Palmeira) no remake de 'Pantanal' - João Miguel Jr./Globo

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O fim da resistência de José Leôncio (Marcos Palmeira) em aderir à internet está com as horas contadas na novela "Pantanal". Como o autor Bruno Luperi adiantou à coluna, Jove (Jesuíta Barbosa) vai convencer o pai a instalar antenas na fazenda para captação de internet e telefonia, sem mais ter de depender daquela comunicação analógica de rádio por meio de Campo Grande.

A novidade trará não somente um frescor aos conflitos da trama, mas trambém respeitáveis cifras para o faturamento da Globo, que vendeu para a Vivo a oportunidade de aparecer em cena com uma série de ações de merchandisings.O investimento total da marca só nesse enredo ultrapassa R$ 8 milhões, segundo apurou a coluna --o custo de tabela comercial foi de R$ 10 milhões, mas normalmente aplica-se algum desconto, nesse caso, com teto de 12% .

As ações foram criadas em conjunto com o departamento comercial da Globo e pretendem explorar o ecossistema de serviços digitais da Vivo e sua presença no setor de agronegócio. Até a tecnologia 5G, com a qual ainda estamos nos familiarizando, será abordada.

"A parceria com a Globo é importante para evidenciar, através da ficção da novela, o impacto positivo da digitalização nas pessoas e empresas", diz Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo, para quem "o movimento de digitalização fortalece a democratização e o acesso da população a serviços de qualidade em regiões remotas."

Em 1990, o Jove de Marcos Winter conseguia convencer o pai a ter ao menos uma antena para ver TV na fazenda. Agora, no entanto, a ausência de sinal de internet na fazenda, assunto que já foi mencionado em algumas cenas como algo que poderia vir a ajudar nos negócios de José Leôncio, torna a propriedade muito apartada do mundo, de modo geral.

O AGRO É TECH

As primeiras ações apostam no segmento empresarial, com soluções dedicadas ao agronegócio, apresentando serviço completos para otimizar a produção de pequenos e grandes negócios rurais. Ao longo da novela, outros serviços digitais da marca também serão apresentados.

O projeto de conteúdo foi desenvolvido em cocriação entre a Vivo, a Globo e a agência VMLY&R, com previsão de permear a trama até o final.