Dona Lurdes de Regina Casé reaparece no intervalo de 'Pantanal'
Pela 1ª vez uma personagem de novela passada retorna ao ar em campanha publicitária
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Dona Lurdes, a aclamada personagem de Regina Casé na novela "Amor de Mãe", vai reaparecer na tela da Globo na noite desta segunda-feira (13), durante o enredo que trata de sucuris, piranhas, bois, onça e cramulhão de "Pantanal".
Nos bastidores da Globo, a atriz já se prepara para uma nova novela, no caso, "Todas as Flores", de João Emanuel Carneiro, destinada ao GloboPlay. Mas na tela da TV aberta, a matriarca estrela uma nova campanha publicitária do banco BV, que busca atrair uma clientela mais popular, em criação da agência DM-9, que está de volta ao mercado.
A ação foi devidamente autoriazada pela Globo, que no passado já foi muito mais restrita à migração de personagens de sua ficção para o intervalo comercial. Em "A Dona do Pedaço", de 2018, de Walcyr Carrasco, essas regras começaram a se arrefecer, dando a Juliana Paes, Caio Castro e Paolla Oliveira bons cachês extras por ações onde seus personagens se confundiam com a propaganda.
Na própria "Amor de Mãe", Ryan, personagem de Tiago Martins, aparecia em um comercial da TIM no meio da novela.
O FILME
É com um café fresquinho, recém-coado, que Dona Lurdes recebe os brasileiros mais uma vez em sua casa. Pela primeira vez, a personagem de uma novela que não está em exibição é garota-propaganda em uma campanha de marca. Esse também é o primeiro projeto criativo desenvolvido desde o relançamento da agência DM-9.
Com objetivo de mostrar como o BV pode tornar a vida financeira das pessoas mais leve, o projeto customizado e multiplataforma é composto por filmes publicitários que serão veiculados na programação da TV Globo e diferentes peças para o ambiente digital, incluindo as redes sociais do BV e do GShow. A campanha, ambientada em um cenário que reproduz a casa da personagem, será lançada nesta segunda-feira (13), com um comercial de 30 segundos no intervalo da novela "Pantanal".
Segundo Viviane Ribeiro, gerente sênior de Produto Publicitário em Dramaturgia da Globo, a parceria reitera o potencial dos ativos da empresa, utilizados a favor da estratégia de negócios dos anunciantes, na geração de conexão emocional entre marcas e pessoas.
"A emoção é um grande catalisador de relações. Ela envolve e aproxima. Vemos isso na prática, diariamente, ao acompanhar como as histórias da Globo, em todas as plataformas, geram conversas entre as pessoas. E compartilhar nosso know-how de criação e produção de conteúdo, cocriando cada etapa desse projeto com BV e DM9, foi fundamental para garantir que toda a emoção seja transportada para a campanha, potencializando o impacto das mensagens da marca junto ao consumidor", explica.
Para Pipo Calazans, copresidente e CEO da DM9, a campanha nasceu em sinergia com a nova agência, criada para conceber ideias que se tornam parte da cultura popular e que são capazes de promover experiências memoráveis por meio da criatividade, seja qual for a plataforma ou a etapa da jornada das pessoas.
"As novelas da Globo emocionam o País há muitos anos com suas histórias e personagens que se conectam com o coração do brasileiro. Trazer de volta uma figura icônica que personifica tanto a alma da nação, que trabalha por seus objetivos e tem orgulho de suas conquistas, é uma maneira de criarmos conexão verdadeira e profunda entre o BV as pessoas. A Dona Lurdes como porta voz do banco evidencia a capacidade do BV, um banco digital, de fazer com que a vida financeira de seus clientes seja mais prática e leve", pontua
Trata-se, no entanto, de uma ação totalmente customizada e sem chance de ser vista em outros canais. A ação contou com o envolvimento de diferentes times Globo, trabalhando junto aos profissionais da agência e do anunciante, inclusive a autora de "Amor de Mãe", Manuela Dias, garantindo que as falas da personagem remetam de fato ao universo da novela. Pofissionais da caracterização, maquiagem, figurino e direção da novela também entraram em cena, todos ganhando seu bem-vindo extra na conta bancária.