Após BBB, Paulo Vieira ganha série no Fantástico
Produzida para o canal GNT 'Avisa Lá que eu Vou' terá versão reduzida na TV aberta
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Um dos melhores elementos do BBB deste ano, Paulo Vieira segue semanalmente na tela da TV aberta pela Globo. Quanto mais o humorista faz piadas na TV e no Twitter sobre os bastidores da emissora, mais espaço vai ganhando na tela e atrás dela, inclusive com projetos autorais, ou seja, sugeridos ou moldados por ele.
Esse era o caso de "Big Terapia", o quadro que estreou nesta 22ª temporada do reality show, e de "Avisa Lá que Eu Vou", série feita para o canal GNT que estreia no dia 3, terça-feira, mas terá uma prévia em versão reduzida no Fantástico, a partir deste domingo (1º).
O novo programa o leva a dez cidades do interior do Brasil para ouvir histórias de gente que o país não conhece, mas deveria conhecer. O programa também estará disponível no Globoplay + Canais.
No quadro de estreia e logo na abertura, ele entrevista uma personagem recorrente em seus scripts: sua mãe, Conceição, em Natividade, no Tocantins. "Eu queria muito começar esse programa no lugar de onde eu vim. Mas como eu não vim de Natividade, eu trouxe o lugar de onde eu vim pra cá. Por isso, a primeira pessoa com quem eu vou conversar é minha mãe. ‘Bença’, a senhora tá boa?", começa o humorista, que nasceu em Goiás, mas se mudou com a família para o Tocantins ainda criança.
"Lembrei de quando você era pequeno e gostava de se sentar na porta, com um ano e meio", revela dona Conceição. "O povo passava e eu começava a entrevistar o povo. Esse programa vai ser isso", resume ele.
No primeiro de 10 episódios do quadro no ‘Fantástico’, Paulo apresenta histórias de pessoas como Phrancyell, que grava a data de nascimento de diferentes personalidades, da namorada, Ilana Sales, de dona Romana, conhecida vidente da cidade, e do trio formado por Genésio Tocantins, Braguilha Barroso e Dorivã, que interpreta o hit "Nós é jeca, mas é joia".
"É uma mistura de programa de entrevistas com programa de viagem, só que a gente não viaja para lugares. A gente conhece a história e as vivências das pessoas. O ‘Avisa Lá Que Eu Vou’ tem muito afeto, com olhar muito amoroso para o povo brasileiro. Fala de onde eu vim, das coisas que eu acredito, o tipo de Brasil que eu penso e quero ver na TV", comenta Paulo.
E não espere encontrar em todas as suas narrativas um tom de piada. Em determinados momentos, como na visita a uma mãe de santo, prevalece o respeito à personagem e seu cenário, e não qualquer tentativa de ser engraçado.
Embora o programa comece com um CEP autobiográfico, os demais episódios não são localizados a partir da vida do humorista, e sim das peculiaridades regionais de cada canto visitado no que chamamos de Brasi profundo, pouco conhecido na tela da TV.
O Fantástico vai ao ar às 20h30 e trará semanalmente um resumo do episódio que o GNT levará ao ar na terça-feira seguinte.