Você viu?

Quem manda mensagens com ponto final parece frio e mentiroso, diz estudo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

É um cenário comum em 2015. "Vamos sair mais tarde?", alguém pergunta, via mensagem de texto. "Sim.", responde a outra pessoa. O primeiro interlocutor fica desconfiado: por que diabos usar esse ponto final?

Segundo um estudo da Universidade de Binghamton, divulgado pelo "Washington Post", quem manda mensagens com um ponto final é visto pelo seu interlocutor como sendo insincero e frio, pelo menos entre jovens.

Com um grupo de 126 universitários, os pesquisadores testaram como as mensagens eram recebidas, com e sem ponto final. Quando as pessoas recebiam mensagens de texto encerradas por um ponto, os receptores atribuíam uma maior falta de sinceridade ao texto.

"Mensagens de texto não transmitem a maior parte dos indicadores de sociabilidade usados em conversas presenciais", comenta a pesquisadora Celia Klin, que liderou o estudo. "Quando as pessoas falam, elas comunicam informações sociais e emocionais com os olhos, expressões faciais, tons de voz, pausas e tudo mais."

"As pessoas obviamente não conseguem usar esses mecanismos quando estão mandando mensagens de texto. Então faz sentido que quem receba as mensagens conte com os sinais disponíveis —emoticons, palavras escritas errado de propósito e, de acordo com nosso dados, pontuação", completou.

O "F5" testou uma conversa com pontos finais (veja abaixo). A repórter que recebeu as mensagens ficou desconfiada e não deu maiores detalhes sobre a festa em questão.

Crédito: Reprodução Teste feito pelo "F5" com mensagens sem ponto final
Teste feito pelo "F5" com mensagens com ponto final

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias