Você viu?

No passinho do abençoado: Os 10 melhores vídeos de funk gospel do YouTube

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Gospel, o gênero de música cristã, tem firmado fortes alicerces no mercado fonográfico. Cada vez mais artistas da linha conhecida como "neopentecostalismo", o segmento mais tolerante e progressista da igreja batista, têm unido canções de louvor aos mais variados gêneros musicais. Fiéis não faltam. Hoje, cerca de 20% dos brasileiros, segundo o IBGE, aderiram ao "neopentecostalismo", sem dúvida um movimento que anda junto com a ascensão da classe C à nova classe média —parte da população brasileira cuja renda mensal está entre R$ 1.200 e R$ 5.174.

Isso quer dizer que a periferia é majoritariamente gospel. Mas a periferia também é funk. Juntando uma coisa com a outra, nada mais natural do que congregações que buscam atrair jovens fazendo do funk um meio de evangelização. É assim que o funk gospel só cresce com representantes do gênero como o MC Henrique H7, Igor DJ e, o Jay Z do funk gospel, Tonzão, que cravou, durante uma apresentação no "Esquenta", programa da Rede Globo: "Nós somos crentes, mas não somos caretas, né?!".

Leia mais:
Nove clipes que mostram como era o funk paulista antes da ostentação
Conheça o Funketon, o encontro do funk com a cultura latina
13 clipes para entender a linguagem funk pós-ostentação

Visualmente rudimentares, as produções dos "funkeiros de Deus" são videoclipes com letra no melhor estilo karaokê, feitas no Movie Maker —ou algum software do tipo bem limitado. Com um refrão bem correria e chiclete, como no funk secular, as canções costumam não ultrapassar duas estrofes. Precursor do movimento, Tonzão, ex-Hawaianos (do hit "Vem Quicando"), é o cara que encabeça nossa playlist com os vídeos MAIS ABENÇOADOS de todos no YouTube.

Vem de bonde, vem quicando e não esqueça o dízimo.

10. FUNK GOSPEL 2016 (IGOR DJ FEAT TONZAO E DECAO) JESUS E BOM E O DIABO VACILAO UFG


"Jesus é bom e o diabo é Vacilão", é assim que DJ Igor, um dos nomes mais representativos do funk gospel, abriu o Rio Parada Funk neste ano. Suas produções são bem GRUDENTAS, dignas de coro em final de campeonato.

9. MARCINHO GOSPEL FUNK COM FÉ NO SENHOR


Com participação do Mc Vanone, Marcinho ajuda a responder a famosa pergunta: "Qual a diferença entre o charme e o funk?". Tudo numa estética bem Espaço Rap.

8. FUNK GOSPEL 2015 MC THAISA JESUS CURA EO DIABO PIRA (( DJ PEZÃO ))


Funk + Mensagem cheia de bençãos + Uma guitarra do Rock Band + uma mina nos vocais = <3

7. MC Didô // Lançando sua nova música ao vivo na Roda de Fogo


Roda de Fogo é um rolê no Rio de Janeiro onde os MCs se apresentam ao vivo no mesmo esquema do Roda de Funk. Com testemunho, improviso e, claro, COREOGRAFIA!

6. MC Chel - Que Isso Varoa Vigia


Vigiar ou Vijiar, pouco importa, o esquema mesmo é tá ligada que os varão tão solto, com o papo retíssimo da Mc Chel —uma das poucas representantes femininas no funk gospel.

5. Funk Gospel na Igreja - Grupo de gestos dança "Show das Poderosas!"


Uma das mais comuns formas de representação musical gospel é o grupo de gestos —uma espécie de balé coreografado interpretando com o corpo cada palavra do louvor— que não poupou referências à Anitta!

4. Tonzão - Temos de Montão


Num textão, não pelo luxo e sim pela obra, Tonzão dá um novo significado ao funk ostentação: "Tem que ser 4x4 para entrar na comunidade. Porque a gente sobe morro, depois desce morro."

3. MC GABRIEL - PASTOR PASSOU ÓLEO UNGIDO EM MIM


Outra característica marcante do movimento é que os caras usam sample de tudo, outros funks famosos, música eletrônica e até pagodão. Perceba.

2. Aprenda agora a coreografia da música - Passinho do Abençoado


1. No Passinho Do Abençoado - Tonzão


Como disse Tonzão, o Jay Z do funk cristão, levantando a galera no festival Louvorzão, que leva multidões para adorar ao som de funk: #VemVarão.

SPECIAL LEAKED


MC BIN LADEN CANTANDO FUNK GOSPEL.

Siga o Apolinário abençoado no Twitter

Siga o THUMP nas redes Facebook // Soundcloud // Twitter.

Leia no site da VICE: No Passinho do Abençoado: Os 10 Melhores Vídeos de Funk Gospel do YouTube

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias