Você viu?

'Robô mochileiro' é vandalizado após rodar pelos EUA de carona com humanos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Selo BBC Brasil

Um robô que percorreu milhares de quilômetros na Europa e no Canadá de carona com humanos foi vandalizado nos Estados Unidos.

Batizado de HitchBOT, o androide foi criado como parte de um experimento social para testar a relação de confiança entre robôs e humanos. O incidente aconteceu no Estado americano da Filadélfia, nos Estados Unidos; acredita-se que ele tenha viajado mais de 10 mil quilômetros.

Uma das responsáveis pelo projeto, Frauke Zeller, professora-assistente da Universidade Ryerson em Toronto, no Canadá, explicou o que aconteceu com o robô.

"Nós queríamos ver o que as pessoas fariam com esse tipo de tecnologia. O robô não consegue se mover sozinho, então, dependia da ajuda das pessoas para ser levado de um lugar para o outro", afirmou.

Leia mais: Em experimento, robô viaja 6.000 km de carona no Canadá

Crédito: BBC Robô HitchBOT aguarda carona na beira de uma estrada
Robô HitchBOT aguarda carona na beira de uma estrada

"Ou seja, o que você quer fazer? Você quer ajudá-lo? Ficamos surpresos com as respostas positivas", acrescentou.

"Infelizmente, na manhã de sábado, ele foi vandalizado na Filadélfia. Nós acabamos de ver as últimas imagens e acho que não vamos conseguir consertá-lo. Temos que apenas sentar e ver do ponto de vista da pesquisa o que podemos aprender desse episódio antes de tomar novas decisões", completou Zeller, que disse ter ficado decepcionada com o que aconteceu.

"Fomos pegos de surpresa. Temos visto uma reação sentimental muito forte nas redes sociais. Todos estão tristes com o que aconteceu. É impressionante. É inacreditável quantas mensagens foram enviadas no Twitter."

"Nós continuamos a nos perguntar se os robôs podem confiar nos humanos. Eu ainda acho que sim. Mas às vezes coisas ruins acontecem com bons robôs", lamenta a professora.

Leia mais: Por dentro do hotel de robôs no Japão

Crédito: BBC "Robô mochileiro" é encontrado vandalizado no Estado da Filadélfia
"Robô mochileiro" é encontrado vandalizado no Estado da Filadélfia

Feito de uma geladeira de cerveja e material de sucata, o HitchBOT percorreu milhares de quilômetros no Canadá, na Alemanha e na Holanda. A jornada dependia da boa vontade dos motoristas, que o apanhavam à beira de rodovias e o deixavam mais próximo do destino final.

Ao longo da viagem, a máquina "trocava ideias" com as pessoas, e, por meio de seus equipamentos de GPS e 3G, traçava uma espécie de diário nas redes sociais. Durante as caronas, além de testar a interação com humanos, o robô também aproveitava para literalmente recarregar as baterias, ligado ao isqueiro do carro, por exemplo.

O HitchBot também dispunha de painéis solares para obter a energia necessária para as suas atividades, como tirar dezenas de selfies e postá-las no Instagram.

Crédito: BBC HitchBOT trocava ideias com pessoas durante suas viagens
HitchBOT trocava ideias com pessoas durante suas viagens

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias