Você viu?

Artista vira celebridade on-line após ficar pendurada nua em performance malsucedida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Selo BBC Brasil

Uma artista norueguesa que mora na Grã-Bretanha teve uma performance malsucedida transformada em um vídeo de sucesso on-line.

Hilde Krohn Huse, 26, resolveu ir para um bosque perto de sua casa em Surrey e filmar sua performance como parte de um projeto de arte.

"Esta era uma cena que eu queria incluir em um vídeo. Na minha cabeça era para ser muito simples: subir, ficar pendurada, descer e ir para casa", disse a artista em uma entrevista à radio 5 Live, da BBC.

O detalhe é que a artista faria isto nua, em uma área isolada, pendurada por cordas em um galho de uma árvore, sem nenhum tipo de proteção.

Leia mais:
Mascote 'assustador' ajuda a viralizar time desconhecido escocês
Escritora canadense lança livro que só poderá ser lido daqui 100 anos
#SalaSocial: Artista substitui buracos de rua por arte em mosaico

"Era um lugar bem isolado, um bosque. As pessoas mais próximas estavam a uma distância de meia, uma milha [cerca de 1,6 km]."

Depois de ficar pendurada pela perna de cabeça para baixo durante um pouco mais de um minuto, para conseguir a imagem que faria parte do projeto, Hilde tentou se soltar da corda, mas o nó no tornozelo estava muito apertado.


Ela ficou vários minutos tentando se soltar —tudo isso sendo registrado pela câmera de vídeo.

Hilde chega a subir no galho, mas cai e fica pendurada de cabeça para baixo. A artista reconhece que não se preparou corretamente.

"Acho que não levei muito a sério. Eu estava tipo: 'Ei gente, vou lá no bosque me pendurar, se não voltar em duas horas, tentem me encontrar'."

Depois de cerca dez minutos, Hilde começa a gritar e pedir ajuda aos amigos. Mas, enquanto ninguém ouvia seus pedidos, ela continuou pendurada, nua, no galho da árvore durante meia hora. A bateria da câmera acabou antes disso.

Uma amiga veio soltá-la do galho.

Crédito: BBC Artista vira celebridade online após ficar pendurada nua em performance malsucedida
Artista vira celebridade online após ficar pendurada nua em performance malsucedida

Apesar de o projeto não ter saído como ela inicialmente tinha pensado, Hilde resolveu postar o vídeo de 11 minutos em seu site e 500 mil pessoas já assistiram a luta da artista para se livrar das cordas.

"Cerca de meio milhão de pessoas [já viram o vídeo]. Então, virou meio que uma piada, um momento de um erro em minha vida. Ainda está criando muita conversa entre vários aspectos culturais diferentes", disse.

E o "erro" de Hilde acabou cumprindo a intenção original de se tornar um objeto de arte. Ela inscreveu o vídeo, descrevendo-o como "uma ruptura entre perfomance e realidade", em um prestigioso concurso e acabou sendo um dos 37 artistas selecionados —entre mais de 1,6 mil inscritos— para uma das mais importantes exposições dedicadas a artistas novos da Grã-Bretanha, o Bloomberg New Contemporaries.

"Sinto que é um sucesso agora, mesmo que as pessoas estejam rindo de mim. Acho que elas não percebem é que estou rindo com elas também", acrescentou.

Quando questionada se esta é a imagem que a seguirá para o resto da vida, a artista responde rindo:

"Tudo bem, meu corpo nu já me segue todo dia de qualquer jeito!"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias