Você viu?

Obra instalada em Versalhes que representa 'vagina da rainha' causa polêmica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Selo BBC Brasil

Um dos mais consagrados artistas plásticos contemporâneos do Reino Unido, Anish Kapoor está no centro de uma polêmica envolvendo sua exposição na França.

O pivô é "Canto Sujo", uma escultura de metal instalada dos jardins do Palácio de Versalhes, nos arredores de Paris. Uma espécie de caverna gigante, a escultura foi descrita pelo próprio Kapoor, 61, como uma representação de uma vagina. Cuja "entrada" está voltada para a fachada do palácio.

"Ela representa a vagina de uma rainha que assume o poder", disse o artista, numa entrevista para o jornal francês "Le Journal du Dimanche", que ele tentou relativizar depois de a obra atrair críticas pesadas na França —"suja" e "grosseira" foram alguns dos adjetivos usados para descrever "Canto Sujo".

Leia mais: Escultura com rei 'sendo penetrado' leva a suspensão de exposição na Espanha

INTERPRETAÇÃO

O Palácio de Versalhes foi o centro de poder da França durante quase um século. Lá, por exemplo, viveu Maria Antonieta, a notória rainha decapitada pela Revolução Francesa, em 1789.

Turistas visitando o local, uma das principais atrações turísticas de Paris e arredores, reclamaram da escultura de Kapoor.


Mas "Canto Sujo" também recebeu elogios de intelectuais feministas francesas, como a filósofa Fabienne Brugère, para quem a "vagina" desperta questões sobre igualdade de gênero, além de questionar o poder simbólico da extinta realeza francesa.

Leia mais: Misteriosa escultura 'fálica' causa polêmica em Milão

"Kapoor também fabrica o que se pode chamar de objetos incertos, cuja interpretação não pode ser única", afirmou Brugère ao "Libération".

Na sexta-feira, o britânico, vencedor do renomado prêmio Turner Prize, e mais conhecido pelo público internacional por ser o autor do "Orbital", a gigantesca torre de ferro retorcido erguida ao lado do Estádio Olímpico de Londres para os Jogos de 2012, disse ter sido mal interpretado na entrevista.

"Uma obra tem múltiplas interpretações. Claro que uma delas envolve nossos corpos e nossa sexualidade. Mas certamente não é a única coisa que se pode dizer de 'Canto Sujo'".

A escultura de metal não é a única obra trazida por Kapoor para a exposição em Versalhes. Há ainda um jogo de espelhos que se tornou bem mais popular entre os turistas que visitaram Versalhes e posaram para selfies.

Em 2012, um lustre feito com absorventes, de Joana Vasconcelos, foi censurado pela direção do palácio e não pôde compor a mostra da artista no local.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias