Irã proíbe penteados 'satânicos' e depilação de sobrancelha masculina
Penteados considerados pouco heterodoxos foram proibidos no Irã, considerados satânicos pelo governo. A medida se aplica a alguns cortes de cabelo pontudos, como um moicano, por exemplo.
Além de "penteados satânicos", as autoridades proibiram tatuagens e a depilação de sobrancelhas masculina, segundo informou nesta segunda-feira (4) a imprensa local.
Penteados pontudos são muito populares entre os jovens iranianos há vários anos, mas dividem a opinião pública e foram condenados pelas autoridades por serem muito ocidentais e contrários ao Islã.
"Os penteados satânicos estão proibidos", disse Mostafa Govahi, líder sindical dos barbeiros do Irã, citado pela agência de notícias ISNA.
"Qualquer estabelecimento que realize cortes de cabelo de estilo satânico serão severamente punidos e sua licença será revogada", disse ele, observando que, se alguém cortar o cabelo de um cliente neste estilo "estará violando as normas islâmicas".
O mesmo serve para as tatuagens, tratamentos de bronzeamento artificial e depilação de sobrancelhas —outra moda entre os jovens iranianos— de acordo com a mesma fonte.
O sindicato representa os barbeiros homens no Irã, enquanto os cabeleireiras mulheres se reúnem em outra organização.
Comentários
Ver todos os comentários