Você viu?

Saiba como fotos vazadas criaram uma amizade acompanhada por milhões na China

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando, por coincidência, fotos da China começam a aparecer no celular de alguém nos Estados Unidos, tudo pode acontecer —até criar uma amizade que atravessa continentes e é testemunhada por milhões de pessoas. Não entendeu? Vamos ao início:

A história começou quando Matt Stopera, repórter do site americano "Buzzfeed", percebeu que fotos que ele não tinha tirado estavam aparecendo no arquivo de seu iPhone.

Primeiro, ele encontrou uma série de imagens de um homem asiático na frente de um pé de laranjas. Depois, outras (centenas) registravam a explosão de fogos de artifício.

Logo apareceram algumas fotos que permitiam deduzir que os registros estavam vindo da China, mostrando lojas, cardápios de restaurante e cenários urbanos.

Crédito: Qingqing Chen/BuzzFeed Fotos encontradas no celular de Matt
Fotos encontradas no celular de Matt

Conversando com alguns amigos, Stopera lembrou que seu celular tinha sido roubado na mesa de um bar, há mais de um ano. Um amigo o alertou que esses celulares podiam parar na China e os dois deduziram que o aparelho surrupiado ainda estava associado à sua conta do iCloud (serviço de armazenamento da Apple).

Matt Stopera foi até a loja da Apple e bloqueou seu celular imediatamente. A história poderia ter terminado aí, mas a trama começou a se complicar mais ainda quando o jornalista escreveu um post no "Buzzfeed" com as fotos misteriosas.

FAMA INSTANTÂNEA

O post chegou até a China por meio do "Twitter chinês", o Weibo, e não demorou para ser compartilhado em massa no país.

Mais de 30 milhões de pessoas leram a história nos primeiros dias, o que levou os chineses a se mobilizarem para encontrar o "Brother Orange" ("Irmão Laranja", apelido que o novo dono do celular ganhou por causa das primeiras fotos).

Internautas chineses emocionados postavam mensagens como "essa história é muito bonita", "as pessoas estão ficando comovidas" e "sua história está muito famosa na China e foi repostada mais de 100 mil vezes em uma hora no Weibo".

Depois de muita procura e de receber muitas tuítes, Stopera foi convencido a fazer uma conta no Weibo —e o "Brother" também, com a ajuda do sobrinho. Assim, os dois puderam se comunicar.

As coisas evoluíram rápido, e logo o jornalista estava planejando uma viagem para a China. A essa altura, a história já tinha mais de 60 milhões de visualizações no país.

Em 17 de março, quando Stopera finalmente aterrissou na China, a imprensa compareceu em peso ao encontro dos dois, ainda no aeroporto.

Milhares de fãs também se reuniram para torcer pela amizade de criador e criatura. Eles passearam com camisetas combinando e tiraram fotos com "pau de selfie". O jornalista conheceu a família do "Brother Laranja" e homenageou seus ancestrais.

Confira abaixo algumas das fotos da amizade que conquistou a China.


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias