Você viu?

Lanchonete sofre ameaça nos EUA por servir comida palestina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Selo BBC Brasil

Ao criar um restaurante que serve apenas comida de países que estão em conflito com os Estados Unidos, os idealizadores do Conflict Kitchen já esperavam polêmica.

O que talvez eles não imaginavam é que o local tivesse que ficar fechado por quatro dias após receberem ameaças de morte.

O episódio marcou o auge de uma polêmica criada pela lanchonete junto à comunidade judaica de Pittsburgh, no estado americano da Pensilvânia, em função da decisão de servir pratos típicos da cozinha palestina.

Foi a primeira vez que a Cozinha do Conflito (em tradução livre) experimentou algo maior do que a mera curiosidade de clientes.

Parte de um projeto artístico e gastronômico, a lanchonete se especializa em cardápios típicos de países que ou são inimigos dos EUA ou não mantêm boas relações com Washington.

Embora não estejam em guerra com a Palestina, os EUA têm uma aliança histórica com Israel e não reconhecem o estado palestino.

Depois de servir pratos de Venezuela, Cuba, Irã, Afeganistão e Coreia do Norte, a lanchonete voltou suas atenções para a culinária palestina.

PROTESTOS

O que não incluiu apenas servir pratos como o quibe ou mahashi (legumes recheados com arroz): especializada em comida para viagem, a Cozinha do Conflito não tem embalagens convencionais.

Isso significou embrulhar a comida com folhetos trazendo entrevistas com palestinos, muitos deles entrevistados especialmente pela equipe da lanchonete em "viagens de reconhecimento" à Cisjordânia.

Uma decisão que foi imediatamente criticada por setores da comunidade judaica de Pittsburgh. O presidente da Federação Judaica da cidade, Gregg Roman, por exemplo, acusou a Cozinha do Conflito de usar o conflito entre Israel e Palestina para fazer publicidade. Em um comunicado oficial, Roman afirmou que a lanchonete "dissemina propaganda destinada a instigar israelenses e judeus".

A organização, no entanto, também repudiou as ameaças de morte feitas à lanchonete e a seu dono, Jon Rubin.

Rubin, que é judeu, viu nas reações um tipo de censura.

"Há certos grupos que querem ver a perspectiva pró-Israel prevalecer sobre a pró-Palestina. Eles ignoram nossa premissa, que é a de abordar aspectos culturais e pontos de vista de países que estão em conflito com os Estados Unidos", disse Rubin à BBC Mundo.

As ameaças fizeram com que a polícia de Pittsburgh recomendasse o fechamento temporário.

Temática, a Cozinha do Conflito faz um extenso trabalho de pesquisa para recriar a culinária "inimiga". Rubin e seu chef, Robert Sayre, se reúnem com integrantes da comunidades imigrantes dos países em foco, já que nem sempre é possível ou seguro viajar para tais localidades.

"Os palestinos com quem conversamos estavam muito emocionados com a ideia de que alguém deu atenção à cozinha deles", contou Rubin, para quem a cultura dos palestinos está sub-representada nos Estados Unidos.

PRÓXIMA PARADA: CUBA

Mas o projeto da Cozinha do Conflito não fica apenas na comida. Recentemente, Rubin organizou um evento pró-Palestina na Universidade de Pittsburgh, o que rendeu críticas do jornal The Jewish Chronicle, o maior jornal da comunidade judaica americana.

O jornal classificou o evento como uma "demonstração de parcialidade que logo se transformou numa condenação de Israel".

Já a ONG judaica B'nai B'rith International foi além e enviou uma carta de protesto à Fundação Heinz Endowements, questionando uma doação de US$ 50 mil feita para a Cozinha do Conflito - a organização acusou a Heinz de estar financiando um projeto que "faz propaganda contra Israel".

A Heinz Endowements é presidida por Theresa Heinz Kerry, mulher do secretário de Estado dos EUA, John Kerry, envolvido diretamente no processo de paz no Oriente Médio.

Em comunicado, a fundação criticou o que viu como sentimentos anti-israelenses no projeto de Rubin.

"O objetivo era dar uma ideia mais ampla e real de uma comunidade pouco conhecida e que pode ser vista como inimiga", defendeu-se o idealizador da Cozinha do Conflito.

Mas Rubin também teve motivos para tirar ânimo em meio à polêmica. Nos dias em que fechou fechada, a lanchonete de Pittsburgh foi "abraçada" por clientes que reuniam em frente à ela todos dos dias. Muitos deixaram mensagens de apoio na vitrine.

Rubin, porém, já se prepara para enfrentar outro forte lobby nos EUA: os da imensa comunidade imigrantes cubanos que se instalou nos EUA após a revolução que em 1959 levou Fidel Castro ao poder na ilha caribenha. Os EUA mantém desde os anos 60 um embargo econômico a Cuba.

"Há muitas esperanças de que o presidente Barack Obama possa levantar o embargo ou algumas restrições", acredita Rubin.

Sendo assim, depois da polêmica provocada por hummus e falafels, a Cozinha do Conflito voltará suas panelas e baterias mais uma vez para o leitão com feijão preto.

Mas a mudança só ocorrerá em março. Até lá, a homenagem aos palestinos seguirá provocando polêmica em Pittsburgh.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias