Televisão

Pelo Twitter, Ana Paula Padrão anuncia Izabel como campeã da 2ª temporada do 'MasterChef'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A produtora de eventos Izabel, 31, foi a grande vencedora da segunda temporada do "MasterChef Brasil" (Band).

Já passava da 1h da manhã de quarta (16) quando a apresentadora Ana Paula Padrão fez o anúncio ao vivo pelo Twitter, rede social em que o reality é campeão de audiência e repercussão. Só na final, foram mais de 1,4 milhão de tuítes.

Campeã da 1ª edição, Elisa acompanha final antes de voltar a Paris
Chef celebridade? Sem apresentador? Veja 5 curiosidades do 'MasterChef' no mundo

A campeã ganhou o prêmio de R$ 150 mil, mais R$ 1.000 em compras num mercado por mês durante um ano, um carro e um curso de três meses formação gastronômica na escola Le Cordon Bleu.

Como em 2014, uma mulher voltou a vencer o programa —Elisa Fernandes foi a campeã da primeira edição.

Izabel e Raul usaram as memórias afetivas para construírem seus menus. A carioca se inspirou em pratos da família; Raul usou como referência pratos que apreciava nos tempos em que morava em Londres.

Como prato principal, a vencedora apresentou uma bochecha de porco ao molho de vinho e purê de batata e tutano. "Eu gostei da (sic) purê. Poderia ter um pouco mais", elogiou Erick Jacquin.

Os eliminados do programa se dividiram na preferência aos finalistas antes da divulgação do resultado e empataram em 8 a 8.


A PROVA

Durante a prova final, os finalistas não foram limitados a um prato ou a alguns ingredientes e tiveram a chance de bolar o menu que quisessem.

Os finalistas optaram por cardápios bem diferentes. Enquanto Raul fez pratos com estilo mais moderno usando temperos thai e indianos em um menu asiático; Izabel fez um cardápio "comfort food", com ingredientes regionais da cozinha mineira. Ao contrário do rival, mais minimalista com os ingredientes, Izabel encheu seu carrinho. "Resgatei alguns pratos do livro de receita da minha bisavó e vou tentar dar uma nova cara para eles", disse.

"Estava te olhando cozinhar e você parece outra pessoa", elogiou Paola Carosella enquanto passava uma dica a Izabel.

Depois da última contagem regressiva da temporada de Ana Paula Padrão, os competidores se abraçaram e foram aplaudidos pela turma do balcão, formada pelos eliminados e familiares.

Como entrada, Izabel apresentou um pão de queijo com ragu de costela de porco e geleia de goiaba e foi elogiada pelos três jurados. Raul fez bolinhos paquistaneses de carne com salada de raita. "Gostei da apresentação minimalista. Esteticamente está muito bonito", elogiou Paola. Fogaça e Jacquin aparentemente preferiram a entrada de Izabel, mais elaborada.

No prato principal, a ordem foi invertida e Raul começou com um camarão com molho de tikka masala e arroz. Outro prato inspirado nos tempos em que morou na Inglaterra. "O molho está gostoso, 'pedaçudo', comida mais rústica, camarão no ponto. No arroz, senti falta do leite de coco", ponderou Fogaça. Paola e Jacquin também elogiaram o camarão do finalista.

Izabel levou aos chefs-jurados uma bochecha de porco ao molho de vinho e purê de batata com tutano. "Quis fazer um prato mais orgânico", disse. Fogaça criticou o tempo de cozimento da bochecha, de 45 minutos. "A carne não está dura, mas a gente imagina uma bochecha desmanchando", concordou Paola.

Abaixo, imagem publicada no Twitter do "MasterChef" com o menu de Izabel:



"Está bem equilibrada essa disputa", disse Paola ao final dos dois pratos. Até ali, os chefs pareciam preferir a entrada de Raul e o prato principal de Izabel. A decisão ficou para a sobremesa.

Siricaia mineira, uma versão de um doce português feita com miolo de pão e queijo Minas entre os ingredientes. "Leve, não muito doce, é molhadinha, é cítrica e coerente com o resto do cardápio", elogiou Paola. "E equilibrada eu gostei. Você terminou com uma sobremesa agradável", disse Jacquin. "É salgada, doce, não está pesada", concluiu Fogaça.

Em seguida, Raul levou aos jurados um pudim de leite com cenoura e pistaches, uma sobremesa com "muito pouco açúcar", mencionou o participante. "É uma sopa, no final, um creme", rebateu Jacquin antes de provar. "Vou experimentar mais uma vez", disse o chef francês. "A cenoura aparece mais no visual do que no paladar. Acho que jamais pediria esse tipo de sobremesa num restaurante, mas... é mais que agradável", concluiu.

"Um pouco ousado. Achei que seria desastrosa, mas, o equilíbrio do pistache com a cenoura, o creme... deu uma química boa. Me surpreendeu", avaliou Fogaça. "É sensacional. Muito feminina", comemorou Paola. "Essa sobremesa foi uma chave de ouro para encerrar a temporada", concluiu.

Após elogiarem os dois menus, Jacquin foi taxativo: "Tem um que parece menos amador, mais profissional.


ANÚNCIO AO VIVO

Após a exibição da prova, que foi gravada há algumas semanas, jurados, finalistas e apresentadora discursaram emocionados.

"Famílias, cozinheiros, Izabel, Raul, chega de mistério", anunciou Ana Paula Padrão.

FÊNIX

O percurso de Izabel durante o programa foi de altos e baixos. A carioca venceu uma prova por equipe e outras quatro individuais, além de ter tido outras sete nomeações entre os melhores pratos.

Por outro lado, a campeã da edição chegou a ser virtualmente eliminada do programa. Foi na sexta semana, que ela perdeu com sua "lasanha atropelada", como descreveu o chef Henrique Fogaça. "Não parece que eu comi, parece que eu bebi uma lasanha", irritou-se Erick Jacquin.

Após ficar duas semanas fora do programa, Izabel voltou numa prova de repescagem. "Eu acho que o diferencial foi o fato de eu não sentir mais a pressão e a responsabilidade de ganhar o programa", comentou Izabel, que derrotou os outros eliminados para voltar ao reality.

Por sua ressurreição, Ana Paula Padrão batizou a competidora de "fênix" na última apresentação.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias