Televisão

Com nudez e casal lésbico, 'BBB14' tenta ganhar audiência ao dar mais espaço à ousadia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na estreia do "Big Brother Brasil", em janeiro, Pedro Bial apresentou a 14ª edição do reality show da Globo como a temporada da paixão.

Mais do que o sentimento, a atração tem mostrado uma sucessão de comportamentos liberais e quebras de tabus na emissora.

No "BBB14", já não surpreende ver participantes tomarem banho nus, fazerem striptease e sexo.

Crédito: Reprodução/TV Globo Reprodução de TV mostra momento em que as BBBs Clara e Vanessa pulam na piscina com os seios à mostra
Reprodução de TV mostra momento em que as BBBs Clara e Vanessa pulam na piscina com os seios à mostra

Um romance lésbico —o primeiro da história do programa brasileiro— antecedeu até mesmo o polêmico beijo gay no final da novela "Amor à Vida".

Para Bruno Campanella, autor de tese de doutorado sobre o "BBB1", o maior exibicionismo dos participantes se deve a "uma ampliação das fronteiras da sociedade".

Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), ele se refere a transformações exemplificadas pelas conquistas LGBT e pelos protestos. "Imagino que há dez anos esse mesmo grupo de confinados não mostraria as mesmas atitudes."

O psiquiatra Marcelo Arantes, que esteve no "BBB8" (2008), também vê como "tendência natural" o "afrouxamento moral dos confinados". "Eles precisam de visibilidade, então abusam de recursos próprios. Durante a seleção, a produção especula o que cada um pode fazer ali, e escolhe os mais ousados."

Segundo Arantes, não há orientação da direção do programa sobre nudez e sexo. "Mas eles tocam a sirene, quando acham que alguém está falando algo impróprio. Dispararam para mim quando mencionei a participação de gays nas Forças Armadas."

Crédito: Reprodução/TV Globo Atração exibe banho do participante Diego nu com intervenção ocultando seu pênis
Atração exibe banho do participante Diego nu com intervenção ocultando seu pênis

AUDIÊNCIA

Segundo Susan Mello, do site De Cara pra Lua, especializado na cobertura do reality, a montagem do elenco atual buscou tipos mais ousados para ganhar audiência.

Além de modelos e marombados, o "BBB14" conta com uma stripper profissional, Clara Aguilar. Na casa, ela engatou namoro com Vanessa Mesquita, que já apresentou um talk show erótico. "Claro que é para ter mais ibope, mas será que está conseguindo?", questiona Mello.

Nos seus 30 primeiros dias, o "BBB14" registrou média de 25,4 pontos no ibope. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo. No mesmo período, em 2013, o reality marcou um ponto a menos, com 24 pontos. Os 30 dias inicias do "BBB12" (2012) marcaram 27 pontos.

O aumento de cenas ousadas no programa ainda não gerou denúncias. Consultado pela reportagem, o Ministério Público Federal do Rio de Janeiro informou que, até o momento, essa edição conta com uma representação, motivada por um comentário de teor considerado racista de Cássio Lanes.

A Folha procurou o diretor de núcleo do "BBB14", Boninho, e o apresentador Pedro Bial para comentar a reportagem. Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Globo respondeu que o reality "apresenta sempre inovações, e isso inclui a formação de casais, as alianças entre os participantes, as desavenças, as festas, as provas".

Crédito: Reprodução/TV Globo Brincadeira entre Júnior e Cássio
Brincadeira entre Júnior e Cássio

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias