Humanos

'Time' eleva Alex Atala ao posto de 'super-heroi' da cozinha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em uma reportagem de quatro páginas, a revista norte-americana "Time", traça, em sua edição mais recente, um perfil do chef de cozinha brasileiro Alex Atala.

Com um livro de culinária em língua inglesa recém-lançado, o dono do restaurante D.O.M é descrito como um super-herói da cozinha, pela forma como se arrisca para conseguir ingredientes raros e exóticos para suas receitas.

O texto relata que ele já foi mordido por formigas venenosas, ameaçado por uma tribo indígena e sequestrado duas vezes --sendo uma delas por um grupo de caçadores de ursos eslovenos.

Crédito: Javier Lizón-23.jan.13/Efe Para a "Time", Alex Atala colocou a comida brasileira no mapa da culinária mundial
Para a "Time", Alex Atala colocou a comida brasileira no mapa da culinária mundial

Para a revista, Atala leva a prática, já comum na alta cozinha, de chefs cultivarem os próprios vegetais e conseguir ingredientes diferenciados a outro nível. "Como Batman/Bruce Wayne ou Homem-Aranha/Peter Parker, Alex Atala tem duas identidades", diz a reportagem, destacando o sucesso de seu requintado restaurante.

"Não só Atala levou o seu pequeno e elegante restaurante D.O.M, em São Paulo, ao topo da lista dos 50 melhores restaurantes do mundo (atualmente ocupa o sexto lugar), como também colocou a comida brasileira --uma versão refinada e criativa dela-- no mapa da culinária", continua o texto.

A revista também destaca o fato de o cozinheiro ter alcançado o status de celebridade no Brasil, sendo parado nas ruas para dar a autógrafos e aparecendo em programas de televisão.

Segundo a "Time", Atala deve fazer uma turnê pelos EUA e pelo Reino Unido para divulgar o novo livro. "O resto do mundo está prestes a descobrir o poder do chef super-herói", diz o texto.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias