Fofices

Garoto de 11 anos conta como é fazer parte do Circo da China

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

É a primeira vez que o chinês Zhang Rongke, 11, sai de seu país. Na mala, pijama, produtos de higiene e uma fantasia de leão. É que o garoto faz parte do Circo da China (Shenyang Acrobatic Troupe), a mais tradicional companhia de lá, com 60 anos de existência.

Ele veio ao Brasil para se apresentar com o espetáculo "Sky Mirage II", inédito por aqui, e passará por São Paulo (onde está agora), Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Recife e Natal.

Crédito: Fotos Divulgação
Zhang vestido de leão entre o grupo

Zhang é acrobata e faz o papel de um leão no circo. Está no grupo desde 2010, quando os pais o inscreveram em uma audição (teste). Desde então, mora com a trupe em um local onde estuda e treina (cerca de 6 horas por dia!). Os pais o visitam com frequência.

Quando não está treinando ou estudando, Zhang gosta de jogar videogame e cartas com os amigos. Na escola, divide o quarto com mais um garoto da trupe. Quando viajam em turnê, um
professor os acompanha.

Crédito:
Zhang, 11, durante treino

Zhang se lembra da sua estreia no circo e garante que não ficou nervoso. "Mas evitava olhar para a plateia para não me desconcentrar dos movimentos", conta.

Além dos aplausos e da convivência com outros garotos da trupe, Zhang diz que o melhor de fazer parte do grupo é poder viajar e conhecer outras culturas.

Disse que se surpreendeu com o clima do Brasil. "Nunca imaginei ver um inverno que não parece inverno, com árvores tão verdes", conta o menino, enquanto se prepara para mais uma apresentação.

ANOTE NA AGENDA
"Sky Mirage II", com o Circo da China
Quando: até domingo (7). Quarta e quinta, às 21h30; sexta, às 22h; sábado, às 17h e às 22h, e domingo, às 16h e às 20h
Onde: Credicard Hall (av. das Nações Unidas, 17.955; tel. 0/xx/11/4003-6464)
Quanto: de R$ 50 a R$ 160

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias