Você viu?

Fêmea de primata se vangloria após conquista lésbica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A fêmea bonobo, espécie conhecida por ser uma das promíscuas entre os primatas, costuma se vangloriar para seus pares quando conquista a atenção de uma outra fêmea ou de um macho desde que este ou esta tenha um status social mais elevado no grupo.

Os bonobos, que estão em risco de extinção e vivem somente na República Democrática do Congo, são conhecidos por usarem o sexo em suas relações sociais. A lista é variada.

O sexo serve para reduzir o estresse após conflitos grupais, demonstrar afeição e firmar posição social, para citar alguns exemplos, em todo tipo de combinação entre parceiros distintos.

As fêmeas costumam deixar a família com a qual nasceu e cresceu e formar a sua própria. Para isso, precisa praticar o "alpinismo social" para ser aceita.

Um dos métodos empregados é se relacionar com outras fêmeas de melhor posição. Elas podem passar o tempo juntas, brincar ou ter sexo, seja pelo toque dos genitais ou movendo os quadris lado a lado.

O estudo sobre o comportamento dos animais ocorreu no santuário Lola Ya Bonobo, no Congo, e foi publicado nesta quinta-feira na revista "Scientific Reports".

Essa autopromoção é necessária, explica Zanna Clay, pesquisadora da Universidade Emory, para que as fêmeas mostrem que foram escolhidas.

A audiência também conta para as fêmeas bonobos. Uma fêmea de status inferior tende a se exibir mais durante o sexo se houver uma fêmea de status superior na "audiência".

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias