Tony Goes

Será que Evaristo Costa ainda quer ser jornalista?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No dia 19 de julho, o colunista Flavio Ricco do UOL, empresa do Grupo Folha, que edita a Folha, revelou em primeira mão que o apresentador Evaristo Costa estava pensando em não renovar seu contrato com a Globo, que vence em setembro.

Seguiu-se uma semana de intensa especulação. Jornalistas e internautas passaram a debater as verdadeiras causas dessa renúncia (inclusive eu, aqui no "F5", cometi um texto sobre o assunto).

Nesta quinta (27), o drama chegou a um final abrupto. Logo de manhã, Evaristo avisou a seus quase cinco milhões de seguidores no Instagram que hoje seria seu último dia no Jornal Hoje.

Dito e feito. Terminado o noticiário, Evaristo anunciou sua partida à colega Sandra Annenberg e aos telespectadores em clima de quase euforia. Mais tarde, postou um vídeo no Instagram Stories em que aparece dando tchau da bancada.

Se rolou algum drama nos bastidores, não deu para perceber. Mas, segundo o jornalista Daniel Castro, do site Notícias da TV –que também faz parte do "UOL"– Evaristo teria se queimado com a cúpula da Globo, que o veria como desinteressado e limitado. Antes de ser jogado para escanteio, o apresentador teria preferido sair pela porta da frente.

Será mesmo verdade? Talvez não saibamos nunca. Por enquanto, Evaristo continua dizendo que irá tirar um ano sabático, para descansar e passar mais tempo com a família. Alguns dizem que ele irá morar no Reino Unido.

E depois? Emprego não vai lhe faltar, é claro. Profissionais tarimbados como Ana Paula Padrão, Paulo Henrique Amorim, Mariana Godoy e Rosana Jatobá também quiseram sair da Globo. Alguns já tinham propostas, outros não demoraram a se recolocar.

Só que... Nenhum tem mais a visibilidade ou o prestígio de que desfrutava antes. Porque, além da audiência maior, o jornalismo da Globo também tem equipe e estrutura muito superiores às de suas concorrentes.

Mas será que Evaristo Costa ainda quer ser jornalista? Nos últimos anos, vários nomes da área se transferiram para o entretenimento: Pedro Bial, Fátima Bernardes, Zeca Camargo, Patrícia Poeta, Tiago Leifert. Comenta-se que Fernanda Gentil estaria interessada em seguir o mesmo caminho.

Uma das motivações é financeira: livres das amarras do jornalismo, todos esses apresentadores agora podem fazer publicidade (e fazem).

Com a popularidade de que já dispõe, não é difícil imaginar Evaristo Costa comandando um programa de variedades, por exemplo. Só que, pelo jeito, duvido muito que seja na Globo.

E seguem as especulações...

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias