Tony Goes

Com lábios inchados ou não, Anitta sempre ri por último

Num belo dia de 2013,  minhas “timelines” nas redes sociais encheram-se de “prepara”. Parecia que boa parte dos meus amigos não tinha outro assunto. Claro que eu não demorei para descobrir que aquilo era apenas o começo da letra de “Show das Poderosas”, o primeiro megahit de Anitta.
 
Desde então, a cantora carioca tornou-se figurinha fácil no rádio, na TV e na internet. Principalmente nesta última: na verdade, Anitta é a primeira superstar da música brasileira cuja carreira é impulsionada e entrelaçada pela web, para o bem e para o mal.
 
Nunca se passa muito tempo sem que ela protagonize uma pequena polêmica. A desta semana tem seus epicentro nos lábios recém-preenchidos da artista. Muitos internautas não perdoaram, chamando-a de “bico de pato” e difundindo memes cruéis.
 
Bons tempos aqueles em que uma celebridade sumia de cena durante alguns meses e depois reaparecia ligeiramente mais jovem. Na época pré-internet, era bem mais fácil manter a discrição. Estrelas internacionais vinham ao Brasil se operar com o doutor Ivo Pitanguy e depois se refugiavam na ilha particular do cirurgião plástico, e a grande imprensa nem ficava sabendo.

Hoje ocorre exatamente o oposto. Ficamos sabendo de todos os detalhes, muitos deles desnecessários. E, no caso de Anitta, ela não pode reclamar. Afinal, em 2014, a moça fez questão de aparecer com o nariz enfaixado, trombeteando para o mundo que havia entrado na faca.

<> Twitter
ana

Essa superexposição faz parte de sua estratégia de marketing. Anitta é, pelo menos parcialmente, um produto cuidadosamente calculado. Seu nome de batismo, Larissa, foi trocado pelo supostamente mais provocante Anitta, que evoca a protagonista da minissérie “Presença de Anita” (Globo, 2001). Seu estilo, tanto o musical quanto o visual, foi calibrado para transformá-la na versão brasileira de divas da “dance music” como Rihanna ou Beyoncé. E cada um de seus movimentos parece planejado para ter a máxima repercussão na mídia.
 
Inclusive este “affair” dos lábios inchados. Graças a ele, Anitta estrelou a matéria mais lida em todo o UOL durante algumas horas nesta terça-feira (23), desbancando assuntos menos palpitantes como a crise política brasileira ou os ataques terroristas em Bruxelas.
 
Se os tempos fossem outros, poderíamos dizer que ela teve sua imagem arranhada. Afinal, sofreu um intenso “bullying” virtual.
 
Mas, na era da internet, quando controvérsias se formam no ar só para se desmancharem poucos depois, qualquer exposição é lucro. Anitta chegou ao topo dos “trending topics”. E, quando checa sua conta bancária, ela ri às gargalhadas, com a boca inchada ou não.

 
<> Galeria
Anitta
Anitta
Veja imagens da cantora Anitta

 

 

Tony Goes

tem 54 anos. Nasceu no Rio de Janeiro, mas vive em São Paulo desde pequeno. Já escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. E atualiza diariamente o blog que leva seu nome: tonygoes.blogspot.com

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias