Tony Goes

Podemos tirar sarro à vontade, mas Luana Piovani tem razão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Primeiro veio a revelação das contas na Suíça. Depois, a defesa esfarrapada que só piorou a situação. Então aconteceu o tumultuado cancelamento da sessão da CCJ na semana passada, que culminou com uma centena de deputados abandonando o plenário da Câmara.

Aí veio um golpe inesperado, de ninguém menos que Luana Piovani. A atriz começou uma "greve de fotos" em seu perfil no Instagram. Prometeu não postar mais nenhuma imagem até Eduardo Cunha "ser derrubado", e conclamou várias celebridades a fazer o mesmo. Nenhuma aderiu, mas não importa: Cunha está tremendo de medo. Só que não...

É muito fácil tirar sarro do ativismo cibernético de Luana Piovani. Sua campanha não só surtiu efeito algum como não teve uma mísera adesão sequer. A única que sai prejudicada desse caso é a própria Luana, mais uma vez atacada na internet.

Mas Luana tem um ponto. Sua greve pode ser inócua, mas ela tem toda a razão em usar sua celebridade para lutar pelo que acredita. Seus amiguinhos famosos, como Luciano Huck, Anitta ou Preta Gil, fingiram que não é com eles. O Brasil pode estar pegando fogo e soterrado pela lama, mas eles continuam postando fotinhos onde aparecem lindos e sorridentes.

Luana nunca teve papas na língua. Sua conta no Twitter, hoje adormecida, proporcionava momentos de alegria com suas respostas grosseiras aos incautos. Numa época em que as redes sociais de muitos artistas são geridas por equipes de marketing, era refrescante ter uma estrela do quilate de Luana sendo absolutamente sincera.


Hoje em dia, o principal canal de comunicação entre um famoso e seu público é o Instagram. Postar uma foto é muito menos arriscado do que postar um pensamento: o risco de polêmica se reduz ao mínimo, e a probabilidade de uma chuva de comentários elogiosos se potencializa.

Luana aderiu à ferramenta, onde divulga imagens de sua intimidade e conversa com seus fãs. De vez em quando sobra uma patada para alguém: é reconfortante saber que nem a maternidade neutralizou a moça de vez.

Nesse universo, a foto é um anúncio e um produto ao mesmo tempo (e talvez por isto mesmo eu devesse dizer "mercado" no lugar de "universo"). Por isto, a atitude de Luana de se abster de postar tem lá seu valor. Guardadas as proporções, é quase uma greve de fome.

Greves de fome raramente dão certo, mas têm impacto. Costuma ser o último recurso. Claro que Luana teria outros meios de manifestar sua opinião, mas nem por isto merece ser ridicularizada.

O Brasil lucraria com mais artistas corajosos e desbocados como ela. Pelo menos Luana Piovani se manifestou claramente, e deu a cara para bater. Seus colegas? Continuam sorrindo no Instagram, como se nada tivesse acontecido.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias