Tony Goes

Casal Huck e Preta Gil entram na mira dos justiceiros da internet

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Assim que eu soube do pouso forçado do avião onde estavam Angélica e Luciano Huck no domingo (24), pensei: quanto tempo vai levar para os justiceiros da internet chocharem o casal?

O acidente foi horripilante, e por pouco não se converteu numa grande tragédia. Felizmente, todos a bordo saíram sem ferimentos graves, e uma onda de solidariedade e alívio engolfou o Brasil.

Mas isto não calou os "haters". Esses diabinhos anônimos que frequentam os comentários das notícias online logo se manifestaram, despejando um ódio tão irracional quanto infantil. Nem assustam mais, de tão bobos que são.

Chatos mesmo são os que eu chamo de justiceiros. Também são "haters", mas procuram uma razão que justifique sua raiva —na verdade, o velho e mau recalque. E num país como o nosso, onde vigora uma desigualdade abissal, essas razões postiças não faltam.


Logo surgiram várias. Angélica e Luciano teriam monopolizado o atendimento da Santa Casa de Campo Grande, um hospital mantido pelo SUS, em detrimento de centenas de pacientes não-VIP. A mídia, essa malvada, teria omitido de propósito o nome das babás dos três filhos do casal, que também estavam no avião. Pior: Angélica teria se esquecido de agradecer a elas.

É necessário um certo malabarismo mental para encontrar motivos para hostilizar uma família que escapou por pouco da morte, mas os justiceiros da internet estão acostumados com isto.

Muito mais fácil foi espezinhar Preta Gil, que cometeu a audácia de se casar numa festa luxuosa fora do alcance dos simples mortais. Preta se comporta como uma megacelebridade bilionária, quando na verdade é "apenas" (atenção à ironia das aspas) uma "showwoman" competentérrima e uma personalidade midiática muito bem conectada.


Ela ganhou boa parte de sua festa e sua viagem de lua-de-mel, e o resto pagou com o suor de uma exaustiva agenda de shows. Mas é gordinha, mulata, cantora de poucos sucessos no rádio e filha de pai famoso. Para completar, gosta mesmo de se exibir: o Instagram lhe parece tão essencial quanto o ar que respira.

Pronto: abriram-se as portas do inferno. Preta deve ter o corpo muito bem fechado, pois seria muita ingenuidade por parte dela não esperar tanta ira santa depois de ostentar seu casamento de conto de fadas.

Não faltam outras vítimas. Angelina Jolie é criticada por "se promover" ao adotar crianças —será que preferiam que ela gastasse seu dinheiro em torneiras folheadas a ouro? E ai do famoso que postar uma foto tomando banho de espuma, em plena crise hídrica que castiga o Brasil.

Esses justiceiros virtuais me dão muita preguiça. Queria só ver se, na vida real, eles estão fazendo alguma coisa para mitigar as mazelas brasileiras. Duvido: pelo visto passam o tempo livre "trollando" na internet, disfarçando de indignação a invejinha que sentem das celebridades.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias