Tony Goes

Por que James Franco insiste em insinuar que é gay?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nos anos 50, a homossexualidade era o pior pecado que um astro de Hollywood poderia cometer. O empresário de Rock Hudson chegou a promover um casamento arranjado entre o ator e sua secretária, só para despistar a imprensa.

Nada como um dia depois do outro. Os famosos de hoje adoram apoiar causas como o casamento gay. Alguns, como George Clooney, nem se dão ao trabalho de desmentir os boatos que circulam a respeito deles.

E aí temos o caso de James Franco. Mais do que qualquer outro colega, o protagonista de "127 Horas" parece querer semear a dúvida entre seus fãs. Ele não perde uma única oportunidade para insinuar que é gay.

A mais recente aconteceu nesta semana. Franco e um de seus amigos célebres, o ator Seth Rogen, estrelam uma paródia do novo videoclipe do rapper Kanye West, Bound 2. Rogen, que por ser gordo e peludo seria considerado um "urso" no mundo gay, faz o papel da mocinha.


Há alguns dias, paulistanos e carioca puderam conferir outra dessas estripulias de James Franco. O ator co-dirigiu "Interior. Leather Bar.", que foi uma das principais atrações do Festival Mix Brasil, especializado em obras que celebram a diversidade sexual.

O filme mistura ficção e documentário, e busca recriar o que seriam os 40 minutos "perdidos" de "Parceiros da Noite", thriller dos anos 70 em que Al Pacino persegue um "serial killer" na cena gay de Nova York. A censura americana da época obrigou o estúdio a cortar cenas fortes de pegação em boates, e nunca mais ninguém viu esse material.

"Interior. Leather Bar." tem até sequências de sexo explícito, mas James Franco só aparece em frente às câmeras para dar depoimentos contundentes em favor da igualdade. É um trabalho sério e ousado. Mas, em outras ocasiões, o ator não resistiu ao deboche.


Houve a vez em que ele posou "montado" como drag queen para a capa da "Candy", a única revista do planeta voltada para travestis. Ou o filminho que rodou para uma matéria do "New York Times", onde aparece beijando a própria imagem no espelho.

Talvez seja um mal de família. Seu irmão Dave aparece em um vídeo no site "Funny or Die" (uma espécie de "Porta dos Fundos" gringo) onde segue o conselho da namorada e vai se f... consigo mesmo.

Já me perguntei se há algum fundo de verdade nisso tudo, ou se é só uma pegadinha elaborada que James Franco está pregando na humanidade. Os sites de fofoca não registram um único "affair" dele com outro rapaz: nos últimos anos, Franco só namorou as atrizes Marla Sokoloff e Ahna O'Reilly.

Mas claro que não importa a mínima o que ele gosta ou não de fazer na cama. Importa, isto sim, que um astro de sua magnitude esteja disposto a tirar sarro do preconceito e da homofobia. Ainda que isto lhe custe alguns olhares desconfiados.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias