Tony Goes

Fãs protestam contra constantes mudanças na programação do SBT

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Entre 1995 e 1996, Angélica apresentou o game show "Passa ou Repassa" no SBT. Naquela época o programa era exibido de segunda a sexta, no final da tarde. Mas o horário mudava constantemente.

Uma dessas mudanças gerou uma história deliciosa que eu ouvi nos corredores da emissora. Consta que, um belo dia, o próprio Silvio Santos telefonou para o departamento de programação enquanto o "Passa ou Repassa" estava no ar.

"Este programa devia ser exibido meia hora mais tarde", teria dito o "acionista" (que é como ele gosta de ser chamado em seus domínios). "Pois não, patrão", respondeu o funcionário que atendeu o telefone.

O sujeito não teve dúvidas. Assim que o game acabou, ele simplesmente rebobinou a fita, e o mesmíssimo episódio de "Passa ou Repassa" que havia acabado de ir ao ar foi exibido novamente. Nada de esperar pelo dia seguinte para implantar a mudança exigida: seu Silvio falou, tá falado.


Esta anedota ilustra com primor tanto o poder absoluto que Silvio Santos exerce sobre o SBT --ele não tem sócios, nem precisa prestar contas a ninguém-- como o folclore que se criou em torno das frequentes alterações na grade de programação.

Mudanças são comuns em todas as emissoras do planeta. Nenhum programa é eterno: tudo pode mudar de horário ou simplesmente ser cancelado de uma hora para a outra, na eterna busca pela audiência.

Mas, entre os canais brasileiros, ninguém abusa mais desse direito do que o SBT. O extinto "Programa Livre", que era comandado por Serginho Groisman e mais tarde por Babi Xavier, trocou de horário mais de 40 vezes. Adriane Galisteu, revoltada por ter sido relegada às madrugadas, apresentou certa vez seu programa "Charme" vestindo pijama.

Verdade que, de uns tempos para cá, a grade da emissora se firmou e as mudanças passaram a não ser mais tão bruscas. Mas tudo, como sempre, depende do humor de Silvio Santos. Os funcionários da casa sabem que, se o empresário acordar "virado", qualquer atração pode ir pelos ares, independente de Ibope ou faturamento comercial.

Essa instabilidade histórica é a causa do curioso abaixo-assinado lançado nesta quarta-feira (28) pelo SBTpedia, um site mantido por fãs que cobre cada passo da emissora de Silvio Santos. Uma carta aberta dirigida a Senor Abravanel, o nome verdadeiro do apresentador, enumera as principais alterações ocorridas nos últimos meses, dando destaque ao que parece ter sido a gota d'água: as mudanças na programação de domingo, o dia mais "nobre" do SBT.

Comenta-se que estaria sendo aberto o espaço para uma eventual volta de Gugu Liberato à casa. Pode até ser. Mas a apreensão dos espectadores é mais do que justificável. Silvio Santos já tirou do ar até novelas que iam pela metade.

No entanto, será que ele dará ouvidos ao clamor que vem da internet? Duvido.

Crédito: Reprodução Manifesto online contra mudanças na programação no SBT
Manifesto online contra mudanças na programação no SBT

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias