Tony Goes

A incrivelmente duradoura carreira de Adriane Galisteu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Trabalhei com Adriane Galisteu uma única vez. Foi em 1998, nas gravações do "Belíssima Brasil", um concurso de beleza promovido pelo SBT. Ela era uma das apresentadoras do programa, ao lado de Celso Portiolli, e eu o roteirista.

Grupo Banana Split negocia com "Playboy", diz jornal
Fátima Bernardes era responsável por comprar suas roupas no "JN"
Ana Maria Braga é derrubada por carro ao vivo no "Mais Você"

Um pequeno episódio me mostrou como a moça é profissional. Adriane provavelmente nem se lembra, mas eu sim. Durante um intervalo, ela me puxou num canto para pedir ajuda com os nomes em inglês do texto. Ensaiamos a pronúncia de um por um, e mais tarde, diante das câmeras, ela parecia ter estudado o idioma de Shakespeare desde criancinha.

Fiquei impressionado: ela não teve vergonha de admitir dificuldade numa língua estrangeira, e se esforçou para alcançar o melhor resultado. Parece pouco? Pois bem poucas celebridades teriam a mesma humildade.


Este é um dos segredos da durabilidade da carreira de Adriane. Uma carreira surpreendentemente longa, pois ela está longe de ser uma campeã de audiência.

Chega a ser paradoxal. Adriane Galisteu já passou por quase todas as emissoras brasileiras, da antiga CNT à atual Band, passando por MTV, Record e SBT. Nunca foi contratada pela Globo, mas já fez participações por lá, como num episódio do extinto "Sai de Baixo".

O curioso é que nunca ancorou nenhum fenômeno de audiência. Por isto mesmo, seu passe nunca foi disputado a tapa. Por outro lado, jamais esteve muito tempo fora do ar.

Isto talvez se deva ao outro segredo de sua permanência. Adriane sabe trabalhar a mídia como ninguém, nem mesmo Luciano Huck. É exímia em transformar o nada em manchete. Como naquela capa de uma revista de fofocas onde ela aparecia "meditando no Arpoador".

Até as coisas negativas ela reverte a seu favor. Quem lembra de uma musiquinha horrorosa de um tal Profeta, "Eliane Galileu"? A letra era um primor: "Quem não comeu / Eliane Galileu..."

Outras famosas teriam entrado com processo. Adriane participou de uma apresentação do sujeito num show da MTV, no maior espírito esportivo. Moral da história: Profeta foi esquecido, Galisteu está aí até hoje.

Hoje se comenta que a loura estaria em negociações com Daniela Beyruti, para retornar ao time do SBT. Pode ser notícia plantada: mera tática para forçar a Band a renovar o contrato com ela, que está prestes a vencer.

Mas também há uma razão concreta. O perfume de Adriane lançado pela Jequiti, a marca de cosméticos do Grupo Silvio Santos, é um sucesso de vendas. A "viúva" de Ayrton Senna pode não ser um arraso nos índices de audiência, mas move mercadoria como poucas.

Tudo isto faz com que ela tenha uma trajetória única no showbiz brasileiro. Ela pode não ser a herdeira de Hebe Camargo, como se falou durante um tempo. Mas não apostem contra. Adriane Galisteu não veio ao mundo a passeio.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias