Apesar da torcida, enquetes acertam e Kamilla sai do "BBB13"
O matemático americano Nate Silver assina um blog chamado "FiveThirtyEight" (538, o número de votos no colégio eleitoral americano), hospedado no site do jornal "The New York Times". Lá ele analisa o resultado de diversas pesquisas, faz muitos cálculos e aponta a probabilidade de um determinado candidato ser eleito ou não.
Em 2008, ele previu corretamente o resultado das disputas em 49 dos 50 estados. Mas esse percentual altíssimo de acertos não adiantou para que Silver ganhasse credibilidade universal.
No ano passado, o cara dizia que a vitória de Obama estava no papo. Os republicanos não só duvidaram como chegaram a fazer troça. "Pesquisas são enviesadas", diziam. "Não refletem a realidade. E Silver é democrata".
Chegou o dia da votação. Não deu outra: Obama foi reeleito, e Nate Silver ainda acertou o resultado de 50 dos 50 estados americanos.
As enquetes do "UOL" e do "F5" sobre o "BBB13" nada têm de científico. Não são ponderadas, e atingem um público muito menor do que os milhões que de fato votam no programa. Mesmo assim, costumam acertar o resultado dos paredões.
Mas esse histórico de sucesso não comove as torcidas. Apesar dos internautas sinalizarem que Kamilla seria eliminada com cerca de 70% dos votos, seus fãs reagiam inconformados nas redes sociais.
É o comportamento típico dos políticos: se as pesquisas lhes são favoráveis, aplausos para elas. Se não, é porque são furadas e/ou conduzidas por gente do time adversário.
Nas últimas semanas, a rejeição de Kamilla estava cada vez mais óbvia. Tal como Anamara, a paraense chegou a ser considerada uma das favoritas para vencer o "BBB13". Tal como Anamara, ela também tinha mais detratores do que súditos.
Mesmo assim, os maníacos por Kamilla acreditavam que sua musa sobreviveria no jogo. Mas a realidade refletiu corretamente as previsões. A ex-miss caiu fora, vencida pelo casal "Naressa".
Sim, ela era extraordinariamente irritante. Cantava sem parar nas horas mais impróprias, roubava comida, fazia biquinho por qualquer coisa. E seguia uma estratégia meio confusa, sem alianças muito sólidas.
Mas vai fazer falta no programa. Além de linda, também era muito divertida. Espontânea e sem noção do perigo, Kamilla talvez tivesse chegado mais longe se fosse um tiquinho mais madura.
"É um menina!", surpreendeu-se Pedro Bial ao recepcioná-la na saída. No vídeo, Kamilla parecia de fato um mulherão. Mas nem precisamos vê-la de perto para saber que se trata de uma criançona.
Seus seguidores devem estar desconsolados. E talvez nem admitam que as enquetes, mais uma vez, tinham razão. Sinto até inveja: queria muito estar torcendo por alguém neste "BBB13", mas não consigo.
Comentários
Ver todos os comentários