Tony Goes

De olho em Adnet, Globo o exclui em matéria "bizarra" sobre filme

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma crítica frequente a muitos filmes brasileiros é que eles simplesmente repetem na telona o que já é visto na telinha da TV. "Os Penetras", que estreou sexta passada nos cinemas, não escapou dessa comparação. Que, no caso, é injusta: a maioria dos nossos programas de humor é muito mais engraçada que o filme de Andrucha Waddington.

Mais especificamente, Marcelo Adnet costuma render muito mais na televisão do que no cinema. Nossos cineastas ainda não descobriram uma maneira de canalizar o imenso talento do rapaz.

"Os Penetras" até que tenta, dando a Adnet a oportunidade de exibir sua habilidade com sotaques exóticos e seu "timing" impecável. Mas, da metade em diante, o roteiro comete um pecado mortal: Marco Polo, o personagem do ator, se transforma na metade séria da dupla de bicões, tentando domar os excessos do colega mais aloprado.

Crédito: Divulgação Cena de "Os Penetras" com Eduardo Sterblitch e Marcelo Adnet (de preto)
Cena de "Os Penetras" com Eduardo Sterblitch e Marcelo Adnet (de preto)

Beto, o tal do colega, é um rapaz rico e ingênuo do interior, e Eduardo Sterblitch (do "Pânico na Band") não se sai mal no papel. Mas ele também é prejudicado pelos clichês abundantes, como a ingestão involuntária de drogas e as identidades trocadas.

Em "compensação", faltam piadas. Os roteiristas brasileiros ainda não dominam a arte do "one liner": a tirada seca, precisa e inesperada, que arranca gargalhadas da plateia. "Os Penetras" simplesmente não engata. Todas as cenas parecem armação para algum grande estrondo humorístico, que no entanto nunca chega.

Isto talvez se reflita na bilheteria. A sessão onde assisti ao filme estava só meio lotada. Talvez seja também porque os protagonistas não são famosíssimos, já que nenhum dos dois está na Globo.

Aliás, a maior emissora do Brasil produziu uma reportagem bizarra sobre o filme. Um "Vídeo Show" da semana passada exibiu entrevistas feitas durante a pré-estreia de "Os Penetras" no Rio de Janeiro, que incluíam até mesmo Fernanda Montenegro (que é sogra do diretor, mas não está no elenco). Faltaram "apenas" Adnet e Sterblitch, que não são contratados da casa.

Quer dizer, Adnet talvez o seja em breve. Dizem que está em negociações. Dinheiro não deve ser problema, mas ele dificilmente terá na Globo o mesmo espaço e liberdade que tem hoje na MTV.

Espaço e liberdade que lhe fizeram falta em "Os Penetras". A premissa do filme era irresistível e a produção teve todos os recursos materiais. Mas o potencial dos atores foi desperdiçado com uma historinha descosturada, sem um único momento antológico. Qualquer episódio do "Comédia MTV" faz rir mais.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias