Tony Goes

Globo às vezes consegue inovar na faixa das 23 horas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A maior emissora do país é frequentemente acusada de não buscar renovação. Sua grade no horário nobre (novela/jornal/novela/show) se mantém estável há mais de 40 anos. Algumas de suas estrelas permanecem no ar há ainda mais tempo.

Mas não é verdade que a Globo não busque novas ideias. A faixa das 23 horas, recém-liberada pelo final de "Gabriela", é o espaço ideal para a experimentação. Não há a expectativa de índices absurdos de audiência, o que alivia a pressão sobre as equipes criativas.

Duas séries razoavelmente bem-sucedidas voltaram esta semana: "Louco por Elas" e "Casseta & Planeta Vai Fundo". Nenhuma das duas me interessa muito. A primeira, porque repete o clichê do homem-banana cercado por mulheres de fibra; a segunda, porque não passa de uma fórmula dos anos 90 ligeiramente requentada.

Também houve duas estreias, ambas assinadas por veteranos da casa. Mas não são apenas novidades: também são acontecimentos únicos, que dificilmente terão novas temporadas no ano que vem.

"Como Aproveitar o Fim do Mundo" se baseia no tal do calendário maia que termina em 21 de dezembro de 2012: segundo algumas interpretações, isto significa que não há mais nada além dessa data.

Crédito: Francisco Silva/AgNews Alinne Moraes e Danton Mello na gravação da nova minissérie da TV Globo "Como aproveitar o fim do mundo"
Alinne Moraes e Danton Mello na gravação da nova minissérie da TV Globo "Como aproveitar o fim do mundo"

Alexandre Machado e Fernanda Young misturaram esse mote com o da "sitcom" americana "My Name is Earl", em que um sujeito fazia uma lista de todas as pessoas a quem tinha prejudicado, e partia atrás de cada uma delas em busca do perdão.

Sempre assisto a um novo seriado de Machado e Young esperando algo tão engraçado como "Os Normais", e invariavelmente me frustro. Por mais que os textos sejam hilários, tem sempre algo faltando, e eu finalmente descobri o que é: são Fernanda Torres e Luís Fernando Guimarães. Os dois encontraram o tom certo de interpretar os diálogos do casal de roteiristas, coloquiais e absurdos ao mesmo tempo.

Danton Mello e Alinne Moraes se esforçam, mas muitas vezes exageram no tom. O primeiro episódio até que teve algumas tiradas boas, com os dois fazendo colegas de trabalho que resolvem fazer tudo o que tiverem vontade antes da data fatídica. Vamos ver se melhora: o programa acaba em dezembro, então não há porque economizar cartuchos.

"Suburbia" me empolgou muito mais. É a contribuição anual do diretor Luiz Fernando Carvalho à grade da emissora, e ele foi ambicioso como sempre. Os resultados costumam variar: por mais artística que fosse, achei "A Pedra do Reino" (exibida em 2007) simplesmente inassistível.

Mas dessa vez Carvalho misturou o registro onírico com o realismo, e o resultado foi excepcional. A história de Conceição começa como um conto de fadas, com uma égua cega e muita fumaça num cenário de desolação. Ao mesmo tempo, a miséria em que vive a personagem é dolorosamente real.

De lá ela foge de trem para a "cidade do Pão de Açúcar" e, através de reviravoltas plausíveis, vai trabalhar numa casa de classe média e encontra uma nova família no subúrbio carioca de Madureira. Mas nem tudo são flores: o primeiro capítulo termina com a moça sendo estuprada pelo namorado de sua patroa.

Com elenco quase todo formado por atores negros (a protagonista Erika Januza é uma deusa) e fotografia deslumbrante de Adrian Teijido, "Suburbia" não se parece com nada do que está no ar por aí. Ia dizer que está mais para cinema, mas isto é preconceito meu: na verdade, é TV da mais alta qualidade.

E é um gol da Globo: se não no Ibope, com certeza na inovação. Que venham outras apostas, pois arriscando é que se acerta.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias