Tony Goes

Nana Gouvêa dá aula de como manter a subcelebridade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há que se tirar o chapéu para Nana Gouvêa. Sem fazer absolutamente nada realmente digno de nota, ela consegue permanecer em evidência há mais de 10 anos.

Nana Gouvêa ironiza repercussão internacional de fotos no Sandy

Nana assume com galhardia o rótulo de "modelo-e-atriz", e já participou de dezenas de novelas, séries e programas de variedades, em quase todas as emissoras de TV. Mas alguém se lembra dela fazendo algum papel marcante?

Só uma dessas participações me sobrou na memória: na primeira "Casa dos Artistas" (SBT), exibida no distante ano de 2001, de onde ela foi uma das primeiras eliminadas.


Nesta semana Nana voltou às manchetes, e dessa vez a nível planetário. Morando nos Estados Unidos, a moça aproveitou para fazer algumas fotos no cenário de devastação causado pelo furacão Sandy.

Não tirou nenhuma peça de roupa, não fez biquinho, não "sensualizou". Só posou gloriosa entre os destroços, como se estivesse num editorial de moda.

Aí enviou as imagens para um site brasileiro de fofocas e imediatamente viralizou. Mais do que isto, aliás: transformou-se em "meme", talvez a medida mais precisa do sucesso nos dias de hoje.

Já surgiram centenas de montagens que mostram Nana a bordo do Titanic, no 11 de Setembro, no atentado a John Kennedy, ao lado de Jesus crucificado e até mesmo na pré-história, com um meteoro riscando os céus, prestes a eliminar os dinossauros da face da Terra.

Muitas dessas fotos falsas são cruéis, sem o menor respeito pelas verdadeiras vítimas das tragédias retratadas. Mas claro que ninguém está sendo criticado mais do que a própria Nana Gouvêa. "Insensível", "exibicionista", "sem noção", e daí para baixo.

E vocês acham que ela está se incomodando? Ao contrário: está tuitando os "links" para as matérias internacionais que repercutiram o caso, e nadando de braçada na súbita notoriedade mundial.

Nana Gouvêa é esperta. Se não o fosse, seus minutos de fama já teriam expirado há muito tempo. Mas ela está dando uma aula às mulheres-frutas e afins de como atrair atenções com o mínimo de esforço e talento.

Gretchen é mestra nesses pequenos golpes publicitários, mas acho que agora Nana lhe usurpou o trono. Ela sabe que as subcelebridades se alimentam do escárnio do público. Aprendam, candidatos à fama fácil: é assim que se faz.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias