Sabrina Sato já tem mais ibope que o 'Pânico na Band'
Para quem está alucinadamente torcendo contra a japinha, a notícia é lamentável.
Menos de dois meses após ser contratada pela Record, Sabrina Sato já está entre as maiores audiências da emissora, sua média já supera a de seus "ex-amigos" do "Pânico na Band", e seu faturamento já é equiparado aos melhores momentos de seu antecessor no horário, o badalado Rodrigo Faro.
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É consenso até na Globo que essa foi uma das mais acertadas contratações da TV brasileira nos últimos 20 anos. Tão acertada quanto a de Faro pela Record, ou a de Eliana pelo SBT.
NÚMEROS, NÚMEROS
Desde que estreou, a média de ibope de Sabrina é de 7,5 pontos. Mais que os 6 ou 7 (segundo o ranheta Emílio Surita) que o "Pânico na Band" vem obtendo. Para efeitos de comparação, Rodrigo Faro obteve 7,5 pontos uma vez, em janeiro de 2013. Sabrina também já marcou até 13 pontos de pico e uma vez teve uma média de 10 pontos, em 26 de abril —uma das 10 melhores desde que a "geração Universal" assumiu a Record. Além disso tem entregado o programa para seu sucessor, o "Legendários", com 8 ou até 10 pontos, sendo que cada ponto vale por 65 mil residências sintonizadas na Grande São Paulo.
MAIS NÚMEROS?
Sim, é verdade, ela perdeu ibope desde sua estreia, até 40% em alguns sábados, mas, mesmo quando seu programa está em um dia melancólico, ele continua tendo altos picos de audiência. Isso mostra no mínimo carisma. Ou seja, as pessoas estão zapeando (quero dizer, seus maridos mandões que não largam o controle remotos, queridas leitoras), aí veem a japoneusa de sotaque caipira falando alguma bobagem para os convidados, e param por alguns minutos. Depois até vão embora, mas o que vale publicitariamente são esses minutos de parada.
AFINAL...
...sábado à noite decididamente é o dia mais complicado de emplacar novos produtos na TV aberta brasileira. São vários os motivos. Durante algum período, há um pouquiiiiiiinho mais de TVs ligadas que o normal na faixa nobre, mas isso não dura muito. Após 21h, 22h e 23h, o total de TVs ligadas começa a cair. Explicação: as pessoinhas estão tomando banho, se empetecando para sair, e deixam as TVs ligadas enquanto se perfumam e embonecam; depois desligam e vão cair na balada e comer milho na quermesse da igreja do Calvário, em Pinheiros, por exemplo. Além disso há uma série de programas que estão no ar há 2.674 anos, como o "Zorra Total", que já têm público fixo. Ainda assim Sabrina está amealhando de 13% a 14% das TVs ligadas em seu horário.
JUSTIÇA SEJA FEITA...
...vale dizer que a Globo não está nem de longe com rugas de preocupação ou ameaçada em seu primeiro lugar por Sabrina. Tem conseguido médias de 23 pontos ou mais.
DINHEIRO?
Por fim, o mais importante: grana. A japinha, na estimativa do Departamento Comercial, quintuplicou o faturamento de seu horário até o momento, se comparado quando seu programa não existia ou mesmo nos mesmos primeiros dois meses de Faro. Nesse último caso a explicação é fácil: Sabrina chegou à Record já com o valor agregado e o poder da marca "Pânico" embutidos em seu nome. Já Rodrigo construiu o seu praticamente do primeiro degrau. Vá lá, ele tinha feito alguns papéis em novelas da Globo, até foi galã das 18h, mas nunca teve muito mamão com açúcar da marca Globo. E como apresentador, fez-se absolutamente sozinho.
DINHEIRINHO
O "Programa da Sabrina" já tem quatro grandes patrocinadores fixos, e está fechando um quinto, e por cotas publicitárias que têm pouco ou quase nenhum desconto (ou paga a tabela cheia ou necas de pitibiribas). Sem contar os inúmeros merchandisings que estão pululando —e de grandes marcas, como Nestlé, Procter & Gamble, Ambev, Koleston... Bem, chega de japonesa por hoje.
ONG
Todo mundo conhece a organização Repórteres Sem Fronteiras, mas, nessa Copa, já podemos vislumbrar uma nova ONG, a Repórteres com Olheiras. É visível a cara inchada e o sono maldormido de alguns jornalistas que estão cobrindo a competição para as emissoras de TV. O motivo é humano: alguns profissionais estão trabalhando até 16 horas por dia e quando a jornada acaba são atraídos feito Ulisses pelas sereias, para os bares e festas que estão rolando por todo o Brasil. O resultado pode ser visto no dia seguinte, com carinhas inchadas e olhinhos praticamente fechados, de quem dormiu alguns minutos. Parecem uns vampirinhos.
Pobrezinhos...
NOVO RANKING DAS RÁDIOS? UEBA!
Saiu o novo ranking de rádios mais ouvidas da Grande São Paulo e o "F5" o traz para você, mais uma vez, com modesta e pura exclusividade. Há novidades e uma das mais destacáveis é a disparada da rádio Nacional Gospel na AM. Em apenas duas medições, a rádio passou de 10º lugar para o 7º lugar e, como nunca antes neste país, deixou a lendária CBN para traz (agora em 8º). As primeiras posições não se moveram: continuam Globo em primeiro, Capital em segundo e Bandeirantes em terceiro. Vejam o ranking das 15 mais:
1º GLOBO
2º CAPITAL
3º BANDEIRANTES
4º JOVEM PAN
5º RECORD
6º 9 DE JULHO
7º NACIONAL GOSPEL
8º CBN
9º IGUATEMI
10º IMACULADA CONCEIÇÃO
11º REDE BOA NOVA DE RÁDIO
12º OUTRAS AM
13º SUPER RÁDIO
14º TERRA AM
15º AMÉRICA
POLVO PAUL
Vale dizer que esse notável avanço da música gospel no Brasil foi profetizado mais de um ano atrás pelo popular Michel Teló. Quando perguntado por um repórter o que via sobre o futuro de seu estilo ou do sertanejo nas rádios brasileiras, o artista não teve dúvida em dizer: o gospel era, sem dúvida, o estilo que "estouraria" nos meses seguintes. Para Teló, era visível sua força mesmo entre seus maiores fãs.
NOVA MÃE DINAH
Os números da rádio Gospel AM provam que Teló estava correto. E acrescente-se que ainda por cima a rádio se chama "Nacional" Gospel. Porque se ela se dispusesse (ou dispuser) a colocar de verdade os maiores artistas mundiais do gospel, que não são brasileiros, como MIchael W. Smith, Hillsong, Rebecca St. James, Third Day, Carrie Underwood e Jeremy Camp, entre outros, esse número dispararia até o céu. Sim, com trocadilho!;-)
E AS RÁDIOS FM?
O leitor também quer saber os números das rádios FM e esta coluna não vai desapontá-lo. A grande surpresa na lista das FM mais tocadas na Grande São Paulo é a persistente queda da Transcontinental, que poucos meses atrás era líder isolada e tranquila, e agora caiu mais um degrau e está em terceiro lugar. A nova vice-líder é a Band FM (vejam bem, não é a BandNews, hein?) e a líder é a Nativa FM. É bom avisar que a diferença entre as três primeiras colocadas é de pouco mais de 10 mil ouvintes por minuto. Ou seja, a briga pelo 1º lugar é uma das mais acirradas de todos os tempos. Vamos ao ranking, "bebê":
1º NATIVA
2º BAND FM
3º TRANSCONTINENTAL FM
4º TOP FM
5º GAZETA FM
6º ALPHA FM
7º VIDA
8º MIX FM
9º 105 FM
10º 89 FM
11º METROPOLITANA
12º NOVA BRASIL
13º ANTENA 1
14º KISS
15º JOVEM PAN
CONSIDERAÇÕES
A queda da Transcontinental é sintomática é certamente descreve com perfeição a decadência do pagode no gosto popular. Tudo bem, a rádio também inclui gente como Anitta, que se diz pop, em seu inventário, mas os sambistas são de longe seu arroz e feijão, e com prato cheio. São aquelas letras melosas de quem encontrou um novo amor, ou, mais comum, o sofrimento de quem se tornou "corno" do dia para a noite. Digo, da noite para o dia, porque a amada passou a noite no motel com o Ricardão (belíssimo nome). É provável que ninguém aguente mais essa ladainha amorosa.
PERIGO! PERIGO!
Embora todas as emissoras neguem que sejam as responsáveis pelo pagamento de multas de rescisão contratual de artistas pinçados de suas concorrentes, é certo que muitos artistas/jornalistas e novas emissoras estão celebrando um segundo contrato, nos bastidores, absolutamente fora do contrato original, que prevê que todas as despesas jurídicas referentes a multas sejam bancadas pela nova casa, e não pelo profissional.
TRAGAM-NA DE VOLTA
Durou pouco a paz de Ana Paula Arósio, que anos atrás deixou a TV Globo para se tornar uma monja reclusa em uma fazenda no interior de São Paulo. Bastou a Globo descobrir que a linda atriz estava sendo assediada pela Record para voltar a infernizar a mocinha. Agora a emissora global quer que ela seja protagonista de alguma de suas próximas novelas, o que Ana diz aos poucos amigos que nem sonha em aceitar.
NEGO, MAS É VERDADE
A Record também andou negando informação exclusiva desta coluna, de que teria assediado e feito uma proposta milionária para Ana estrelar a novela atual em cartaz, a equina "Vitória". Mas isso não é notícia. Notícia seria se a emissora confirmasse o assédio, suas propostas e o que vem fazendo nas penumbras latifundiárias do interior de São Paulo.
SOOOOOOOOOBE
Velhinhos da TV aberta
Silvio Santos, Raul Gil, Inezita Barroso, Carlos Alberto de Nóbrega... a lista não é muito grande, mas a qualidade, sim. É incrível que esses apresentadores do século passado ainda estão em grande forma, dão um bom ibope e ditam as regras para as novas gerações. Basta ver a quantidade de jovens estrelas que não para de imitar quadros, bordões e comportamento da chamada velha geração. Até quando vão imitar o quadro do chapéu de Raul Gil? Isso é um mistério.
DEEEEEEEEESCE
Mineradores da TV paga
A nova praga da TV por assinatura são os programas e reality shows sobre mineradores de ouro, cristais e outros minerais. Os infelizes apostam fortunas na Mina da Pepita Grande, onde nunca se vê uma bendita pedrinha; gastam milhões explorando novos córregos e canyons, onde só acham cocô de morcego; e, principalmente, consertam equipamentos. Jesus! Como quebra equipamento! Melhor chamar de "reality dos azarados" ou "programa de recuperação de motores". Enfim, uma espécie de "Overhaullin" dos tratores e escavadeiras. Porque não tem exploração de ouro nenhuma, minha gente. As plantas de lavagem estão sempre quebradas, os veículos da batalhadora família Hoffmann estão sempre caindo em algum buraco; e o jovem Parker Schnabel só arranca dinheiro emprestado do avô em suas tresloucadas explorações fracassadas... Tenham dó. Dá vontade de chorar.
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