Ricardo Feltrin

'Pecado Mortal' e descamisados desabam no ibope

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Desde sua estreia alvissareira, quando registrou a ótima média de 11 pontos na Grande São Paulo (cada ponto = 65 mil residências sintonizadas), a novela "Pecado Mortal" só afunda em audiência. Dos dois dígitos iniciais, passou para 7 pontos nos capítulos seguintes. Em janeiro, quando mudou horário, caiu para a casa dos 6 pontos. Em fevereiro, mais um tropeço: 5 pontos. E março mostra que, no dia a dia, a tendência é mesmo ladeira abaixo...

Ô, PECADO...

Nos últimos dias 5 e 6, o ibope da novela de Carlos Lombardi chegou ao perigoso patamar de 4 pontos (4,2 e 4,4 pontos, respectivamente). Há uma fuga de público de todas as idades, mas, se Lombardi der uma olhadinha detalhada nos números, verá que a perda de público feminino é sensível. Mulheres são quase sempre maioria entre os espectadores de novelas.

PECADO DA LUXÚRIA

Um dos mais prováveis responsáveis pela queda de ibope da novela da Record nem é Lombardi. A história é muito boa, começou em grande estilo, a produção é praticamente toda elogiável, exceto pela preguiça de quem decide o figurino dos atores. Ou melhor, o "não figurino". Peguem um relógio e cronometrem: há capítulos em que, de uma hora de duração, mais de 30 minutos contêm apenas atores bombados contracenando sem camisa. Dentro de casa, fora de casa, na casa da vizinha, no boteco tomando cerveja, na rua conversando com um pedestre... Não interessa a situação, tem alguma pessoa "genial" na novela da Record que achou que todas as cenas com os bombados teriam de ser feitas com eles descamisados... Achou que iria abafar...


PECADO DA PREGUIÇA

Abafou mesmo: a audiência. Chega a ser não apenas ridículo, mas dá impressão ao telespectador que a novela está repetindo sempre a mesma cena: o mesmo sujeito sem camisa tendo algum tipo de chilique com a mulher/vizinha/amante/alvo/inimigo/policial corrupto. E aí voltamos ao público feminino...

ELAS

Se a ideia era atrair as mulheres com essa overdose de "machos" bombados e peludos, fica um alerta: há pesquisadores e psicólogos que defendem que, do ponto do vista do interesse e do erotismo, a visão desempenha um papel muito menor para a mulher do que para o homem. Esse seria um dos motivos para que mais de 90% do mercado consumidor de vídeos pornôs no mundo seja masculino. Se num primeiro momento, a telespectadora noveleira foi impactada pelo descamisado metido a valentão, depois da terceira, da quarta, ou, no caso de "Pecado Mortal", da 1.384ª vez em que esse descamisado aparece na TV, ela passa a bocejar.

MENINA MÁ

Alguns diretores da Record já começam a suspeitar que Sabrina Sato seja uma rebelde contumaz, que dará muito trabalho ao estilo da empresa: centralizador e controlador. Primeiro, assim que a contrataram, pediram para Sabrina dar um tempo na mídia para não gastar demais sua imagem. Sabrina simplesmente ligou o botão de entrevistas e passou a dar declarações a todo tipo de veículo. Depois, a Record a incentivou a entrar com processos judiciais contra o "Pânico". Sabrina mais uma vez desobedeceu e não entrou com processo algum...

MUITO MÁ

Por fim, instaram-na a, se não quisesse processá-los, que ao menos dissesse aos jornalistas "umas verdades" sobre como era maltratada no "Pânico", e de como Emílio e Tutinha exploraram sua boa vontade. A marrenta Sabrina não só se recusou a fazer as declarações, como passou a elogiar e agradecer publicamente a oportunidade que Tutinha e Emílio lhe deram.


LEVE-ME, SENHOR

Os programas "Encontro com Fátima Bernardes", "Globo Esporte", "Esquenta", e os canais SporTV são hoje os maiores divulgadores do pagode no Brasil. Se você tem uma banda de pagode, procure as produções desses programas e canais que certamente você terá um lugar ao sol e ao palco.

PS

NÃO me avise se seu grupo for convidado, please.

VELHARIAS

Depois de "Ti-ti-ti", "O Astro", "Gabriela" e "Saramandaia", vem aí as próximas velharias da Globo devidamente "remakeadas" para o público do século 21. Em breve, na sua TV: "O Rebu", "Tieta", "Ossos do Barão" e até "Éramos Seis", estão na lista de espera da emissora.

Crédito: Divulgação A atriz Joana Fomm como Perpétua, sua personagem na novela "Tieta"
A atriz Joana Fomm como Perpétua, sua personagem na novela "Tieta"

BOBINHO

A nova guerrinha de bastidores, nervos e fofoquinhas na Globo tem como protagonistas Boninho "BBB" e Ricardo Waddington. Este último, justiça seja feita, é que foi envolvido involuntariamente na guerra.

tsk, tsk, tsk...

A QUERIDINHA

Fernanda Lima está mesmo numa fase por cima da carne seca. Agora, há uma disputa velada nos bastidores da Globo entre autores que querem lhe dar algum papel nas suas próximas novelas (em 2015). Ela já trabalhou em "Bang Bang". Só que a moça já está sobrecarregada de trabalho, não apenas na Globo, mas também fora dela. Fernanda já é um dos maiores cachês comerciais de artistas da Globo.


FESTINHA!

O canal Discovery começa a se preparar para o aniversário de 30 anos. O canal queria muito trazer Buddy Valastro, o carismático e divertido apresentador-boleiro de "Cake Boss" e "Kitchen Boss" para visitar o Brasil. Mas o workaholic Buddy não quer largar a família e sua amada Hoboken, em New Jersey. Recentemente, o canal trouxe Jeremy Wade, o destemido pescador do reality "Monstros do Rio". Wade considera o Brasil seu "segundo lar". A equipe do Discovery também ficou impressionada com o ótimo português de Wade.

O QUERIDINHO

Há cada vez mais pessoas no SBT defendendo que o canal venda de uma vez algumas horas da madrugada para a Igreja Mundial de Valdemiro Santiago. A opinião vem sendo reforçada não só pelo lucro líquido que a venda traria à casa, mas também devido ao bom ibope que Santiago tem rendido aos programas do SBT, quando convidado. O apóstolo da Mundial vai ser a estrela do "Programa Silvio Santos" no próximo domingo, onde já gravou sua participação. Será mais um teste. Se sua performance for boa, o religioso pode até colocar o primeiro pezinho na grade da emissora.

CIFRÕES

A estimativa é que o SBT poderia amealhar até R$ 70 milhões por mês vendendo apenas um pedacinho de suas madrugadas à Igreja Mundial. Por exemplo, duas ou três horinhas diárias nas madrugadas. Em 2012, a emissora faturou pela primeira vez um valor (pouquinho) acima de R$ 1 bilhão.

Crédito: Folhapress/Divulgação O pastor Valdemiro Santiago e o apresentador Silvio Santos
O pastor Valdemiro Santiago e o apresentador Silvio Santos

SOOOOOOOOBE

SBT Notícias

Bacana (ainda que tardia) a iniciativa do SBT de colocar drops jornalísticos durante toda a sua programação. O telespectador assim não fica desatualizado em meio a programação ancestral mexicana que grassa na emissora.

DEEEEEEEESCE

Patrulhas contra famosos

Impressionante como tem gente com ideia exacerbada acerca de si mesma. É essa mesma gente patrulheira que não admite em hipótese alguma que uma atriz tome umas e outras a mais num camarote em pleno Carnaval; ou que se revolta, xinga e proíbe terminantemente que outro artista consagrado faça propaganda de carne, mas não se importa nem um pouco em combater a corrupção que devora a pele da sociedade. Como se ser vegetariano fosse indicativo de superioridade moral. Fica aqui um aviso: deixem de ser ridículos.

[an error occurred while processing this directive]
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias