Ricardo Feltrin

2013 é o "último" ano para todas as pretensões da RedeTV!

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ano que começa chega carregado de esperança e, principalmente, medo para os funcionários e prestadores de serviço da RedeTV! A emissora, que atrasou salários o ano passado inteiro, tem meses decisivos pela frente: ou acerta sua contabilidade de forma definitiva ou corre risco de passar para outras mãos.

Jornalista sai da geladeira e vai para o "Domingo Espetacular"
Luana Piovani faz fofoca sobre gravidez de Bianca Bin, diz jornal
Guilherme Prates sairá da novela "Malhação"

Esta coluna conversou com alguns funcionários da casa sob anonimato e há muito desânimo. Até dezembro ainda havia pagamentos de salários em aberto. Porém, a maior e única esperança é que os dois sócios, o presidente Amílcare Dallevo e o vice, Marcelo Carvalho, voltem a se entender e esqueçam as rusgas do passado (recente).

TODOS PERDEM

E a situação tem de mudar mesmo. Um dos prejuízos colaterais dessa crise é que a RedeTV! ganhou fama de mau pagadora e de desrespeitar os funcionários. Queiram ou não isso repercute no mercado e afasta eventuais novos parceiros, além de fazer os melhores funcionários tentarem fugir dali o mais rápido possível, rumo a outras emissoras ou empregos.

INCLUSIVE...

...a própria RedeTV! é "vítima" desse círculo vicioso de crise. Quando seu departamento comercial tenta vender uma cota de patrocínio ou propaganda, a agência passa a pechinchar no limite, sendo que algumas conseguem descontos monstruosos para inserir seu "peixe" na programação. Pudera, sabem que a emissora precisa de dinheiro urgente, então oferecem o mínimo do mínimo.

POR FIM....

Outra questão é com relação ao ibope da RedeTV!, que em boa parte do dia e da noite ronda o "traço" de audiência. Boa parte da culpa disso vem do fato de que a própria emissora vendeu tanto espaço de sua grade de programação que se tornou um canal sem personalidade, sem nenhum carro-chefe ou produto realmente atraente.


LADEIRA

Na Globo, o "Fantástico" 2012 terminou sendo não só com o menor ibope histórico, como também sendo o nono ano consecutivo de queda. Desde 2003, quando registrou 36,3 pontos de média (cada ponto = 60 mil domicílios na Grande SP), o dominical da Globo só vem caindo. Em 2012 foram apenas 19,7 pontos (queda estimada de quase 46% de ibope desde então, ou mais de 4 em cada 10 telespectadores.

SEM MORDER PELAS BORDAS

A queda do "Fantástico", no entanto, não significa que o telespectador trocou o programa por seu concorrente direto, o "Domingo Espetacular", da Record. A média do dominical da Record em 2012 deixou bastante a desejar e não foi diferente da de outros anos. O programa continua a sofrer com a concorrência, isso sim, do "Programa Silvio Santos" e do SBT. Um dos motivos especulados para que o "DE" não fazer sucesso com o telespectador é o fato de a atração ter se tornado meio que uma "porta-voz" da Universal e dos interesses institucionais da própria Record. O ano passado ficou marcado por matérias como a que denunciou o maior inimigo da Universal, Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, e outra reportagem contra o chefe ibope, Carlos Augusto Montenegro.

ZZZZZZZZzzz...

Essa matéria sobre Montenegro atraiu taaaaanta atenção do telespectador que o programa terminou esse dia em terceiro no ibope, atrás do SBT.

SEM PRETENSÃO TAMBÉM

Se no passado a Band já teve a pretensão de encostar no SBT, em 2013 a ordem é manter o ibope de 2012 e não cair. A emissora parece estar resignada com o fato de que diariamente verá seu ibope despencar sempre em horário nobre, por causa da venda de horário de sua grade para a Igreja Internacional da Graça de R. R. Soares, cunhado de Edir Macedo.

FALANDO EM MACEDO...

Tudo bem que sua última biografia, "Nada a Perder", está vendendo bastante. Mas, também, TODOS os pastores da Igreja Universal no mundo estão obrigados a "vender" o livro para os fieis. Eles têm sido bombardeados com pedidos para que comprem a obra durante os cultos.

SOOOOOBE!

"As Aventuras de Pi"

Um filme lindo e doce, para toda a família. Há muito tempo não se fazia uma obra cinematográfica com possibilidade de agradar a um público tão extenso --da criancinha de 8 anos ao velhinho de 90. A sugestão é, obviamente assistir em 3D (legendado). Belo em suas imagens e sua história.

DEEEEESCE!

Cinema nacional

É incrível como o gosto do público parece não ter nada a ver com o da crítica. O ano de 2012 no cinema brasileiro foi decepcionante para quem gosta de cinema e, principalmente, para quem ainda lê críticas sobre filmes. Você lê na revista, site ou jornal que este ou aquele filme (como o fraquíssimo "Eu, Verônica,,,", por exemplo) é soberbo, maravilhoso, merece trezentas estrelinhas... Aí vai ao cinema e sai de lá absolutamente decepcionado. Sem contar que o Brasil ainda é um dos únicos países do mundo no qual o filme parece sempre começar com: "A seguir, nossos patrocinadores..." Profundamente irritante.

[an error occurred while processing this directive]
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias