Dubladoras mostram como funciona o trabalho de dar voz a atrizes de 'Descendentes 2'
Dublado ou legendado? As opções estão disponíveis pelo menos no home vídeo, nos serviços de streaming e, vez ou outra, no cinema e na TV paga.
Há quem ache um absurdo substituir o áudio original de uma obra audiovisual. Outros não querem perder detalhes lendo a tradução.
Qual será o favorito dos brasileiros? Por falta de dados, é difícil saber.
A Netflix foi uma das únicas exibidoras de conteúdo que abriu o jogo: quase 90% de tudo o que os brasileiros veem lá é assistido dublado.
Canais a cabo como a HBO, que exibiu "Game of Thrones" simultaneamente dublado e legendado, e exibidores de cinema, como Cinemark, não divulgam números —as duas empresas foram procurados pelo "F5".
A dublagem é um trabalho minucioso e discreto —os atores que se dedicam à dublagem não ficam famosos. Mas como ela é feita?
Para entender esse processo, o "F5" e a TV Folha acompanharam duas dubladoras profissionais. Michelle Giudice e Flora Paulita são as vozes de Mal e Evie, personagens principais do filme "Descendentes 2".
O longa juvenil está sendo exibido desde o dia 20 de agosto no Disney Channel e conta as desventuras de um grupo de adolescentes que são filhos dos vilões clássicos da Disney —o sucesso já é unânime entre a garotada.
Veja as dubladoras em ação:
As atrizes americanas Dove Cameron e Sofia Carson (que interpretam Mal e Evie) estiveram no Brasil para divulgar o filme e falaram ao "F5".
O vídeo com a entrevista foi levado até a TV Group, estúdio de dublagem onde as atrizes ganharam as vozes de Michele e Flora, assim como no filme.
Para dublar a entrevista, foram seguidos os procedimentos padrão: o áudio original é traduzido e dividido em anéis de 20 segundos. O dublador recebe o texto em português e entra em uma cabine sozinho, onde assiste o que irá dublar e se prepara para gravar.
O trabalho é executado em conjunto com um técnico, que opera a gravação, e um diretor, que coordena o trabalho. Quanto mais detalhista e preciso for o time, melhor sera o resultado.
Assista a entrevista dublada:
Comentários
Ver todos os comentários