Cinema

Dubladoras mostram como funciona o trabalho de dar voz a atrizes de 'Descendentes 2'

Dublado ou legendado? As opções estão disponíveis pelo menos no home vídeo, nos serviços de streaming e, vez ou outra, no cinema e na TV paga.

Há quem ache um absurdo substituir o áudio original de uma obra audiovisual. Outros não querem perder detalhes lendo a tradução.

Qual será o favorito dos brasileiros? Por falta de dados, é difícil saber.

A Netflix foi uma das únicas exibidoras de conteúdo que abriu o jogo: quase 90% de tudo o que os brasileiros veem lá é assistido dublado.

Canais a cabo como a HBO, que exibiu "Game of Thrones" simultaneamente dublado e legendado, e exibidores de cinema, como Cinemark, não divulgam números —as duas empresas foram procurados pelo "F5".

A dublagem é um trabalho minucioso e discreto —os atores que se dedicam à dublagem não ficam famosos. Mas como ela é feita?

Para entender esse processo, o "F5" e a TV Folha acompanharam duas dubladoras profissionais. Michelle Giudice e Flora Paulita são as vozes de Mal e Evie, personagens principais do filme "Descendentes 2".

O longa juvenil está sendo exibido desde o dia 20 de agosto no Disney Channel e conta as desventuras de um grupo de adolescentes que são filhos dos vilões clássicos da Disney —o sucesso já é unânime entre a garotada.

Veja as dubladoras em ação:

As atrizes americanas Dove Cameron e Sofia Carson (que interpretam Mal e Evie) estiveram no Brasil para divulgar o filme e falaram ao "F5".

O vídeo com a entrevista foi levado até a TV Group, estúdio de dublagem onde as atrizes ganharam as vozes de Michele e Flora, assim como no filme.

Para dublar a entrevista, foram seguidos os procedimentos padrão: o áudio original é traduzido e dividido em anéis de 20 segundos. O dublador recebe o texto em português e entra em uma cabine sozinho, onde assiste o que irá dublar e se prepara para gravar.

O trabalho é executado em conjunto com um técnico, que opera a gravação, e um diretor, que coordena o trabalho. Quanto mais detalhista e preciso for o time, melhor sera o resultado.

Assista a entrevista dublada: 


Final do conteúdo

Últimas Notícias

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem