Bichos

Ursa dos Jogos de Moscou-80 vive em jaula dentro de ônibus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ursa Katya, de 36 anos, foi encontrada em péssimas condições ao lado de outros animais depois de dois anos mantida em um ônibus que servia como jaula enferrujada.

Uma das estrelas de um circo de São Petersburgo, Katya participou da cerimônia de abertura da competição de futebol dos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980. Esta Olimpíada teve como mascote o ursinho Misha, um dos símbolos mais famosos da história dos Jogos.


Esta festa com os ursos foi em São Petersburgo, então chamada de Leningrado.

Depois da Olimpíada de Moscou-80, Katya ainda participou de dois filmes antes de ir para o circo, onde se aposentou em 2009 e, desde então, sofre no ônibus abandonado em uma estrada, segundo entidades de direitos dos animais.


Dezenas de outros animais aposentados do circo também vivem nas gaiolas. Todos são retirados do ônibus para acompanhar fotógrafos rumo ao centro de São Petersburgo e servem de atração para crianças.

"Aparentemente, eles estão sendo cuidados, mas não mais do que uma vez por dia, e esse cuidado é superficial, porque o cheiro aqui no estacionamento é insuportável", disse Zoya Afanasyeva, do grupo de direitos dos animais Vita.

Viktor Savrasov, diretor do circo, disse que os animais são cuidados e o destino Katya teria sido pior se o seu treinador a tivesse abandonado.

Crédito: France Presse O ursinho Misha é exibido na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980
O ursinho Misha é exibido na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem