UOL - O melhor conteúdo
Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Bichos

Tubarão ameaçado de extinção é visto em praia do Rio, em registro raro

Animal é da espécie mako, comum de águas mais profundas e temperadas

Tubarão da espécie mako é filmado em praia do RJ - Macau Dive/Instituto Mar Urban
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O avistamento de um tubarão no litoral do Rio de Janeiro ganhou destaque nas redes sociais por se tratar de algo raro —e de uma espécie em extinção, a mako.

O registro foi feito no domingo (23) pelo Instituto Mar Urbano/Macau Dive, entre as Ilhas Cagarras e Ipanema, e postado na página oficial da instituição. "Conhecido por sua velocidade de até 70 km/h, o mako é um predador essencial para o equilíbrio marinho", informa a legenda.

Essa espécie é comum de águas mais profundas e temperadas, por isso o registro na costa é raro. O animal também é migratório e considerado uma das espécies mais rápidas do mundo. O avistamento significa algo positivo para a vida marítima local.

"Esse registro é muito bom nas nossas águas porque significa que a gente está mantendo um equilíbrio ecológico", afirma a bióloga e doutoranda no programa de pós-graduação em ecologia e evolução da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Ela ressalta também que o vídeo torna-se ainda mais especial porque a mako é uma espécie em extinção.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem