Gato existencialista vence Festival de Vídeos de felinos nos EUA
Um videoclipe com os pensamentos existenciais de um gato chamado "Henri 2" consagrou-se campeão em um festival em Minneapolis (Minnesota, norte) dedicado a vídeos de felinos de todo o mundo.
Mais de 10.000 pessoas se reuniram na noite de quinta-feira no Centro de Arte Walker em Minneapolis para a inauguração do primeiro Festival de vídeos de gatos (Cat Vidoe Festival), considerado único no mundo.
O vencedor do prêmio Golden Kitty (Gatinho de Ouro), decidido por votação on-line, foi um videoclipe de dois minutos intitulado "Henri 2, Paw de Deux", um jogo de palavras com a palavra "paw" (pata) e o passo de balé "pas de deux", filmado em preto e branco por Will Braden, um cineasta de Seattle (Washington, noroeste).
O gato --cuja voz foi dublada em um francês com forte sotaque americano-- relata seus problemas existenciais na língua de Molière. "Sou livre para ir, no entanto eu fico", afirma Henri, olhando pela janela.
Henri não estava disponível para fazer comentários, mas, em um comunicado, Braden disse em seu nome: "Esta é uma grande honra, acho que nunca ronronei tão alto!".
Os vídeos de gatos na internet foram um fenômeno de culto durante anos, mas este primeiro festival representa uma rara oportunidade para os fãs de vê-los em grupo.
"Recebemos pouco mais de 10.000 vídeos de gatos", entre eles um grande número de Japão e Rússia, dos quais 70 foram selecionados para ser apresentados no festival, disse a organizadora do evento, Katie Hill.
Os vídeos podem ser vistos na conta do YouTube do Centro de Arte Walker:
Comentários
Ver todos os comentários