Japão recolhe réplica de espada de Harry Potter por violação da lei de armas
Mais de 350 unidades de lâmina de 86 centímetros com ponta afiada foram vendidas
Um souvenir de uma loja temática de Harry Potter causou a violação de uma lei de armas no Japão. Clientes que compraram uma réplica da espada do eterno bruxinho terão que devolver o objeto.
A lâmina de aço inoxidável mede 86 cm e é uma cópia da espada do personagem Godric Gryffindor, que aparece no filme "Harry Potter e a Câmara Secreta" (2002).
No entanto, a ponta da espada é afiada, o que, para as autoridades japonesas, é o suficiente para ser considerada porte ilegal. A polícia informou que a posse sem uma licença especial era ilegal, de acordo a lei de controle de armas de fogo e espadas do Japão, de 1958.
De acordo com o jornal britânico The Guardian, foram vendidas mais de 350 unidades entre maio de 2023 e abril de 2024 por US$ 200 dólares (aproximadamente R$ 1.200 reais). O objeto vem dentro de uma caixa de madeira.
Após o alerta, a Warner Bros publicou um comunicado em seu site e afirmou tratar-se de um "problema de distribuição". A empresa pediu que os compradores entrem em contato, por telefone ou email, para que devolvam a espada.
O país tem leis rígidas para o controle de armas. Tiroteios e massacres com armas de fogo são muito raros no Japão. Quando ocorre, geralmente é com o uso de facas.
Comentários
Ver todos os comentários